POLÍTICA

Lideranças empresariais rejeitam aumento de tributos de serviços públicos em SC

Atualizado em 13 dezembro, 2017

Setor produtivo une forças pela rejeição do PL 397/2016, que aumenta o valor da tributação cobrada pelos serviços públicos em Santa Catarina- as taxas já haviam sido reajustadas por Decreto em 2015.

O Governo do Estado de Santa Catarina vem pressionando os deputados estaduais pela aprovação da matéria, considerada uma “quebra de compromisso com o setor produtivo de não repassar a crise fiscal”, segundo a Fecomércio SC. Esta semana, lideranças das entidades empresariais, representadas pelo Cofem, alertaram o relator da matéria, o deputado Rodrigo Minotto (PDT), sobre o impacto negativo da medida na economia catarinense e reforçaram o pedido pelo voto contrário.

Desde 2015, o governador Raimundo Colombo (PSD) sustenta que o Estado foi um dos únicos do país a não aumentar impostos. No entanto, caso o projeto seja aprovado, o reajuste do valor das taxas de vistoria policial para a fiscalização de produtos controlados e para jogos e diversões públicas poderia chegar à 733%, por exemplo.

O aumento seria um contrassenso no atual cenário de retomada econômica, visto que as empresas já enfrentam uma série de dificuldades que desestimulam a expansão dos negócios, a exemplo da retração da renda, inflação ainda em níveis superiores à meta, elevadas taxas de juros, alta carga tributária e crédito restrito, além dos gargalos logísticos.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior