ECONOMIA

Melhor preço e promoções no comércio podem fazer a diferença para movimentar vendas na Páscoa

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Pesquisa da Fecomércio SC sinaliza intenção de consumo estável na comparação anual

A intenção de gastos do catarinense na Páscoa foi levantada pela Pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa 2019 da Fecomércio SC. A expectativa do gasto médio dos consumidores no estado ficou em R$ 157,44. Florianópolis registrou o menor valor (R$ 128,06), queda de 23% na comparação anual, já os chapecoenses programam consumir 65% a mais que no último ano – o gasto médio pulou de R$120,69 em 2018 para R$195,63 em 2019.

 Acesse a pesquisa na íntegra e entenda o perfil do consumidor nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí

 Os indicadores continuam estáveis, mas sem trajetória de queda brusca. O percentual das famílias que afirmaram estar em uma situação financeira melhor que no ano anterior atesta que não houve uma queda significativa no poder de compra do último ano para cá, mas uma postura voltada ao planejamento dos gastos. Nesse cenário, as vendas continuarão em processo de recuperação”, ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Entre os hábitos do consumidor catarinense traçado pelo estudo é possível sinalizar a tradicional pesquisa de preço no comércio (71,4%). A busca pelo melhor preço (39%) e pelas promoções (30%) vão ser pontos decisivos em todas as cidades pesquisadas, com destaque para Joinville, onde 84% dos consumidores irão levar em conta o preço na hora das compras.

Segundo o levantamento, o consumidor pretende manter o planejamento em dia optando expressivamente pelo pagamento à vista (88,8%) – em dinheiro (71,9%), ou  pelo cartão de débito/crédito( 16,9%) .

Nas principais tendências de consumo apontadas na Pesquisa, o percentual de consumidores que pretendem viajar no feriado foi de 12,2%. Está no plano de 80% dos joinvilenses entrevistados incluir Santa Catarina no roteiro da viagem no feriado, maior índice entre as cidades contempladas pelo estudo.

 

Line Chart
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Expectativas do consumidor e do empresário para o ano de 2019
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