PESQUISA

Mergulhe nos dados para entender o consumidor catarinense em 2018

Atualizado em 12 setembro, 2018

Um dos maiores desafios das empresas e marcas é entender o complexo comportamento do consumidor, desde as características mais subjetivas (desejos, necessidades e motivações) às mais práticas, como os principais locais de compra, formas de pagamento, atributos que influenciam a escolha do produto e estratégias para garantir o melhor custo/ benefício.

Em tempos de retomada da economia, depois de uma recessão que tirou muita gente do mercado, conhecer o perfil do cliente por meio de dados não é mais um diferencial, mas uma questão vital para a sobrevivência dos negócios.

– A partir do monitoramento de indicadores, como inflação, confiança e nível da renda, o empresário pode até captar o humor do mercado, mas é necessário ir mais fundo nas informações para identificar oportunidades, saber onde investir de forma assertiva em produtos, serviços ou pessoas, repensar a comunicação e política de preços ou fazer controle de estoque – avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Comportamento do consumidor catarinense

Os resultados das pesquisas da Fecomércio SC do primeiro semestre – Volta às Aulas, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados- dão alguns sinais de como o catarinense está consumindo.

A intenção de compra nas quatro primeiras datas do ano subiu 3,9% entre 2016 e 2018. Os empresários acompanham esta variação para avaliar se vale a pena contratar funcionários temporários ou ampliar o estoque, por exemplo.

Já o gasto médio cresceu 15,3% neste mesmo período, segundo as pesquisas de avaliação do consumidor, realizada após as datas com parte do público que efetivou compras. Isso demonstra que o consumidor gasta mais do que planeja inicialmente, seja por desconhecimento dos preços ou por mudança nas preferências na hora da compra. Captar esse comportamento e transformá-lo em uma estratégia, como a venda de produtos com alto valor agregado, é fundamental para o empresário aumentar o faturamento.

O ticket médio está estável de 2016 a 2018 no Estado, avaliando a evolução de todas as datas. Destaque para o Dia dos Namorados deste ano, que subiu 22,8%, sinalizando recuperação. Como o volume de vendas ainda não atingiu os níveis pré-crise, mesmo que as lojas tenham um ticket médio maior o faturamento ainda está abaixo dos resultados observados em anos de intensa atividade econômica, como se via até 2014.

BLOG: Confira a diferença entre ticket médio e gasto médio

Os critérios que norteiam as compras têm pesos diferentes de acordo com a data. Na compra do material escolar na Volta às Aulas, por exemplo, o preço é determinante, à frente das outras datas. Já no Dia dos Namorados, são as características dos produtos que se destacam na hora de escolher o presente.

Ticket médio Fecomércio SC
Infogram

A forma de pagamento mais utilizada pelos catarinenses também pode gerar insights para os empresários. Em Santa Catarina, nas quatro datas que movimentaram o comércio no primeiro semestre, a compra à vista (dinheiro, crédito ou débito) ou parcelada no cartão de crédito foram preponderantes.

As duas formas de pagamento podem ter impacto positivo no caixa, dependendo do objetivo da empresa ou marca. Se a pretensão é aumentar o faturamento a curto prazo e conquistar novos clientes, por exemplo, estimular a compra à vista com descontos ou outras vantagens pode ser a melhor solução. Já na compra a prazo é possível aumentar o número de vendas ou de clientes, além de ter garantia de recebíveis em longo prazo, o que pode facilitar a negociação com fornecedores.

Veja o resultado de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages

Inteligência de mercado

Há quase dez anos, a Fecomércio SC disponibiliza um portfólio com cerca de 60 pesquisas, sondagens e índices por ano. Além de apurar mensalmente três indicadores que tiram a temperatura do mercado- confiança, intenção de consumo e endividamento– a entidade mapeia o comportamento de consumo com três pesquisas (intenção de consumo, resultado de vendas e avaliação do consumidor) de cada data comemorativa e faz leituras conjunturais. A Federação traça ainda um raio-x do turismo no Estado, com pesquisas sobre o Verão, Inverno, Festa do Pinhão, Inverno, Festival de Dança e Oktoberfest.

Os dados são gratuitos e estão disponíveis no site para download.

A entidade também realiza pesquisas customizadas para empresas, pessoas físicas e entidades, com levantamento de dados sob demanda, quantitativos e qualitativos, que possibilitam identificar perfil e comportamento de consumo, avaliar a satisfação do cliente e medir os impactos econômicos do produtos/serviços em determinado público ou setor. Os questionários são personalizados e produzidos de acordo com as necessidades específicas do cliente, com metodologia científica reconhecida e amostragens representativas.