MERCADO

Ministros do Turismo das Américas propõem unificação de protocolos de biossegurança

Atualizado em 21 maio, 2021

A reunião de ministros do turismo das Américas, realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na República Dominicana no início deste mês, pode representar um passo importante na padronização de medidas e protocolos de prevenção de Covid-19 entre os países. A pandemia provocou o maior choque de demanda da história do turismo mundial. 

Durante o evento, foram apresentados os resultados e recomendações elaborados pelo Comitê Mundial de Crise para o Turismo da OMT. O documento propõe unificar os protocolos para a região das Américas, a fim de fortalecer os esforços entre os Estados membros e promover viagens seguras.

A padronização seguiria quatro etapas de trabalho conjunto:

– Mapa codificado por cores, em que classifica os países de acordo com a situação de risco para a Covid-19;

– Criação de corredores sanitários para promover destinos, facilitar a mobilidade, reduzindo riscos;

– Implementar soluções digitais de saúde, como o certificado digital de vacinação que, segundo a OMT, não seria obrigatório, apenas recomendável;

– Adoção de um sistema de monitoramento global com status atualizado de restrições pelos países a fim de orientar os viajantes e governos.

Reflexos em SC

A relevância dessas medidas para o turismo de Santa Catarina é incontestável. Segundo dados apurados na última edição da Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense, houve brusca redução na parcela de estrangeiros na temporada 2020/2021.Entre os turistas que circulam em SC, uma média de 17,5% vinha da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile- na última temporada, com as restrições da pandemia, a participação caiu para 1,8%.

Vacinação padronizada

O ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, questionou a OMT sobre as vacinas e as divergências de restrições entre os países. “A pergunta que faço a OMT é: quem vai determinar quais vacinas serão válidas? Não adianta o Brasil vacinar com vacinas que outros países não aceitam e vice-versa. É importante que a OMT traga esse debate sobre a padronização dos imunizantes”, destacou.

Após o debate, as autoridades assinaram a Declaração de Punta Cana, espécie de termo de consentimento em que todos os representantes das nações se comprometem a apoiar o turismo, adotar protocolos internacionais unificados, apostar na inovação e transformação digital em prol da retomada do turismo, dentre outros.

Com informações do Ministério do Turismo

Leia também

30 abril, 2025

Comércio e serviços somam 61,8% dos empregos gerados em março no estado

30 abril, 2025

Gasto com presentes do Dia das Mães deve ser o maior da história em SC, aponta Fecomércio

29 abril, 2025

Com shows nacionais na programação, Semana S tem inscrições abertas em Chapecó

25 abril, 2025

Intenção de consumo das famílias catarinenses cresce em abril, aponta Fecomércio