Missão Empresarial Fecomércio retorna ao Brasil com protocolos e negócios encaminhados na China e Dubai
A China e o mundo podem não ser mais os mesmos de dois anos atrás, quando a Fecomércio SC realizou uma Missão Empresarial para abrir os negócios com o mercado chinês. Se a economia do maior país asiático sofreu certa acomodação e qualificou melhor seus produtos, aumentando preços em contrapartida, o mundo ainda sofre variações do mau humor econômico resultante da grande crise de 2008.
Este cenário pode parecer ruim, mas é apenas diferente: o que se viu agora nesta Missão Dubai/China é que a China continua ser um excelente lugar para buscar mercadorias a preços competitivos e que o país tem forte interesse em investir no setor imobiliário num Estado próspero e com uma costa de 450 quilômetros como é Santa Catarina.
Por outro lado, novos mercados surgem: a Zona Franca de Jafza, em Dubai, nos Emirados Árabes, está de portas abertas para a instalação de pequenas, médias e grandes empresas catarinenses, por preços altamente convidativos e sem impostos a pagar. É um modal de negócios parecido com o de Cingapura, para onde a Fecomércio deverá enviar uma missão no ano que vem, e do Panamá, onde uma missão seguiu no mês de setembro.
A comitiva que retorna hoje ao Brasil vem com resultados práticos na bagagem, como a utilização da Zona Franca de Dubai e do porto de Shanghai, a abertura do protocolo para investimentos em Santa Catarina por meio do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CPIT) e da Federação da Indústria e do Comércio de Shanghai – especialmente no setor imobiliário. Além disso, foi selado um intercâmbio na maior feira comercial do mundo, a Canton Fair, em Guangzhou, com a China Link Trading Solutions, para prospecção de produtos na China, auditoria das condições nas fábricas, controle de qualidade e todo o assessoramento do negócio – como documentação, pagamentos – embarque e desembaraço da mercadoria no Brasil.