SESC/SENAC

Missão NY: comitiva brasileira acompanha tendências que devem ditar rumos do varejo global

Atualizado em 15 janeiro, 2018

A abertura da NRF Retail’s Big Show contou com a presença do presidente da centenária Levi’s, James Curleigh, que entrou de bicicleta, vestindo uma jaqueta tecnológica desenvolvida em parceria com a Google e ao som de Bob Dylan. Com a plateia lotada, o executivo falou sobre os desafios para manter o DNA da marca e conquistar novas gerações.

A comitiva de brasileiros que integra a Missão Técnica New York, realizada pelo Senac SC e Fecomércio SC, está na Big Apple desde a última quinta-feira para acompanhar as tendências que vão nortear o varejo mundial nos próximos anos.

Curleigh ressaltou a importância da inovação e da tecnologia, citando o cantor folk e Isaac Newton como referências que souberam ousar e pensar fora da caixa em seus segmentos. O cuidado no relacionamento com os clientes, chamados de “fãs”, qualidade dos processos e controle da marca também pautaram a apresentação.

Até terça-feira (16) estão previstas, ainda, palestras de CEOs e executivos de empresas como Google, Apple, Amazon, Starbucks, IBM, Pinterest e Facebook. A 107ª edição reúne mais de 600 expositores e deve receber cerca de 30 mil visitantes de 95 países. O Brasil é vice-líder com a maior delegação de visitantes na NRF 2018, depois apenas do Canadá.

Além de participar de conferências com os players do mercado, o grupo pode conferir na prática as inovações em grandes lojas do varejo e do atacado, como a Anthropologie’s, Eataly, Macy’s, Rebecca Minkoff e Whole Foods.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Bruno Breithaupt, as visitas técnicas oferecem aos empresários e gestores oportunidades de conhecer diferentes conceitos que podem ser adaptados ao mercado brasileiro.  “Entre as novidades tecnológicas que mais chamaram atenção está a realidade virtual, que leva o cliente a desfrutar uma experiência de compra personalizada”, adianta.

No sábado (13), a delegação também participou dos workshops internacionais “Distribuição e Logística no Comércio” e “Estratégias e Marketing para Varejo”, com professores da Universidade Ingolstadt, da Alemanha.

Leia também

19 agosto, 2025

Comércio e serviços concentram 64% da população ocupada em Santa Catarina

18 agosto, 2025

Medidas contra efeitos do tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas

14 agosto, 2025

Serviços crescem 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina, acima da média nacional

13 agosto, 2025

Varejo de SC cresce 6,2% no primeiro semestre, segundo melhor resultado do país