Movimento SC pela Educação debate ensino médio integral, nesta quinta (20), em Florianópolis

Atualizado em 22 maio, 2018

Fecomércio SC assina termo de cooperação para integrar programa social Novos Caminhos
 

O novo modelo de ensino médio integral que está sendo adotado no Brasil será tema de debate na reunião do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação, nesta quinta-feira (20), no SESC Cacupé, em Florianópolis.

Em Santa Catarina, o novo Ensino Médio está sendo realizado em projeto-piloto em duas unidades do SENAI e quatro escolas estaduais da rede Cedup. Nessas experiências, o estudante faz dois cursos (médio e técnico) em um único programa de ensino, com 3.200 horas e três anos de duração. Outras 15 escolas estaduais adotam o modelo de ensino em tempo integral.

Atualmente, cerca de 56% dos brasileiros com 19 anos concluem o ensino médio e, desses, somente 7,3% aprendem matemática no nível adequado para esta etapa de ensino. Em SC, os percentuais são, respectivamente, de 62% e 9,3%. Além disso, entre os estudantes de ensino médio no país, apenas 11% fazem curso técnico, que pode ser uma porta para o mercado de trabalho. Na Alemanha, o índice chega a 56% e na Finlândia a 58%.

O evento contará com a presença de integrantes do Conselho de Governança, entre eles os presidentes da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, e da FIESC, Glauco José Côrte, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi (que também é diretor geral do SENAI no País), que apresentará “A Educação Profissional no Contexto da Reforma do Ensino Médio”. Outro convidado será Wemerson da Silva Nogueira, professor brasileiro classificado entre os 10 melhores do mundo segundo o Global Teacher Prize, o “Oscar” da educação.

Anfitrião do evento, Breithaupt falará sobre as principais ações educacionais do Sistema Fecomércio Sesc/Senac e assinará o Termo de Cooperação Técnica que amplia o programa de educação Novos Caminhos para o setor comercial. O programa de apoio e qualificação profissional conta também com a adesão da Associação dos Magistrados Catarinense, Tribunal de Justiça, a OAB/SC e o Ministério Público de SC.

Durante a reunião também será assinado protocolo de intenções entre a FIESC, SENAI, Secretaria de Estado da Educação (SED) e Instituto ITAU BBA para apoiar a implementação de novos modelos e projetos de educação.

Leia também

17 setembro, 2025

Fecomércio SC lamenta votação da PEC da Blindagem

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina