ECONOMIA

MP da Liberdade Econômica contempla “reivindicações históricas do setor produtivo”, avalia Breithaupt

Atualizado em 08 janeiro, 2020

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (13) o texto-base da MP da Liberdade Econômica, com 345 votos a favor e 76 contra. A proposta estabelece garantias para a atividade econômica de livre mercado, impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal.

Entre as mudanças propostas pela Medida Provisória 881/19 é a dispensa de atos como licenças, autorizações, inscrições, registros ou alvarás em negócios considerados de baixo risco. De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a medida tem potencial de aumentar os investimentos no Brasil, impactando na produtividade e crescimento da economia brasileira.

“A MP 881 inaugura uma nova etapa no longo processo de aperfeiçoamento microeconômico do Brasil. Ela contempla reivindicações históricas do setor produtivo e está alinhada com as melhores práticas internacionais de desburocratização e simplificação dos processos administrativos, com menos interferência possível do estado sobre o cidadão. Porém, o país ainda está longe de maximizar a eficiência de seu ambiente de negócios. Para isso, é essencial a reforma tributária”, avalia.

Mudanças com a MP da liberdade econômica:

– Criação da carteira de trabalho digital
– Substituição do eSocial e  do Bloco K
– Criação da figura do “abuso regulatório”, infração cometida pela administração pública quando editar norma que “afete ou possa afetar a exploração da atividade econômica”
– Alteração das regras para a desconsideração da personalidade jurídica, detalhando o que é desvio de finalidade e confusão patrimonial
– Obrigação de registros de ponto- entrada e de saída no trabalho – somente em empresas com mais de 20 funcionários.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior