Novembro: comércio teve alta no Brasil e em SC
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, acaba de revelar os números do crescimento do varejo em novembro. Na comparação mensal, tanto o volume de vendas nas lojas do Brasil, quanto a receita nominal das empresas, tiveram crescimento de 1,3%. Já na comparação com novembro do ano passado o crescimento das vendas foi de 6,8% e da receita nominal de 10,9%.
Entre as dez atividades pesquisadas pelo comércio ampliado, nove tiveram alta nas vendas, com destaque para o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (8,6%), equipamentos de escritório, informática e comunicação (6,0%), veículos e motos, partes e peças (4,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,6%), entre outros. A única queda verificada foi no setor de vendas de tecidos, vestuário e calçados (-0,5%).
Em Santa Catarina o cenário é semelhante. Em relação a outubro, houve crescimento de 0,5% tanto nas vendas, quanto na receita nominal. Na comparação com novembro de 2010, o crescimento do volume de vendas foi de 8,1% e da receita nominal de 12,4%.
Na avaliação da Fecomércio, o crescimento registrado pelas vendas em novembro, apesar de pequeno, é um importante sinal de que a desaceleração verificada durante o segundo semestre de 2011 tende a perder força nos próximos meses. Também o crédito ao consumidor deve ser novamente estimulado pela revisão de parte das medidas macroprudenciais realizada pelo governo federal no início de dezembro, o que certamente dará, a partir do segundo semestre deste ano, novo dinamismo ao comércio brasileiro, que tende a fechar 2012 com uma taxa considerável de crescimento.


