INSTITUCIONAL

Obras e atividades da construção civil estão autorizadas em SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

A partir desta quinta-feira (2) estão liberadas obras privadas de construção civil e as atividades desta cadeia produtiva em Santa Catarina, incluindo corretores de imóveis, conforme a Portaria 214 da Secretaria de Estado da Saúde, publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (1).

A retomada foi anunciada após reunião de trabalho do Núcleo Econômico do Comitê de Crise, que engloba a equipe do Governo do Estado, a Fecomércio SC e demais entidades do setor produtivo, representantes do Parlamento, Fecam e Ministério Público.

A liberação do setor estava na pauta na Fecomércio SC desde a primeira semana da quarentena e constava em documento com sugestões enviado ao Governador. “O setor precisava voltar à ativa com a liberação das obras públicas de infraestrutura no começo da semana e para atender demandas emergenciais da população em suas residências, prezando sempre pela segurança e saúde do catarinense, principalmente aqueles que estão no grupo de risco. As empresas, estabelecimentos e profissionais autônomos devem cumprir rigorosamente as normas de distanciamento social e as regras sanitárias”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Confira as atividades relacionadas à construção civil autorizadas pela portaria:

– Funcionamento dos estabelecimentos comerciais de materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico, cimento, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos, materiais hidráulicos, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.

– Atividades prestadas por profissionais liberais ou autônomos, englobando construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção.

– Obras com mais de cinco trabalhadores estão condicionadas ao cumprimento de várias obrigações descritas no Art. 2º da portaria.

– Engenheiros, arquitetos, eletricistas, encanadores e pedreiros, deverão observar as regras sanitárias previstas na portaria.

– As atividades de corretores de imóveis poderão ser prestadas desde que o atendimento seja individual e por agendamento e que o estabelecimento permaneça de portas fechadas, devendo observar, no que couber, as regras sanitárias previstas na portaria.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar