Observatório do Comércio é lançado em Criciúma
Depois de Chapecó, Joinville e Blumenau, na manhã desta quinta-feira, dia 3, foi a vez dos empresários do setor e lideranças sindicais patronais da região Sul de Santa Catarina conhecerem o funcionamento do Observatório do Comércio, na sede do Sindilojas de Criciúma.
Desenvolvido pelo Núcleo de Economia e Pesquisas da Fecomércio SC, o Observatório é um fórum consultivo, composto por empresários do comércio de cada região catarinense e membros do corpo técnico da federação, que realizará estudos direcionados para fornecer subsídios às demandas do setor junto às autoridades e órgãos públicos. O Observatório irá funcionar como instrumento de pesquisa e planejamento que tem como objetivo auxiliar o empresariado nas decisões que afetam o seu negócio e melhorar a representatividade dos sindicatos em suas bases.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio, Mauricio Mulinari, há uma forte carência de informações, sobretudo sobre dados do comércio de Santa Catarina, e os sindicatos, por atuarem nas bases, sabem quais são os empresários que mais podem contribuir com as discussões. A intenção do Observatório é aproximar o Núcleo de Pesquisas da Fecomércio da realidade regional.
"Os empresários sabem quais são os gargalos que impossibilitam o avanço da atividade econômica. A Divisão de Pesquisas da Fecomércio vai fornecer subsídios, informações e encaminhar soluções para melhorar a produtividade das empresas e dos diversos setores do comércio", afirmou.
Mulinari também apresentou um Perfil do Comércio da Região Sul, com o potencial de consumo e uma análise do perfil dos consumidores, além de dados populacionais, de escolaridade, número de domicílios, número de empresas atuantes, classes e rendimento per capita, PIB per capita, participação dos setores por atividade econômica e consumo de bens duráveis.


