ECONOMIA

Oeste de SC estreita relações bilaterais com Argentina

Atualizado em 01 outubro, 2018

Sicom sediará representação da Câmara Empresarial de Comércio (CEC) Argentina-Santa Catarina

Duas semanas após a criação da Câmara Empresarial de Comércio (CEC) Argentina-Santa Catarina em Florianópolis, as primeiras ações bilaterais já começam a ser articuladas. Nesta segunda- feira (21) foi assinado protocolo para instalação da representação da entidade em Chapecó. Um passo mais ambicioso já sendo desenhado para 2017: a instalação do consulado argentino para marcar o centenário da cidade.

O documento foi firmado entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), representado pelo diretor Ivonei Barbiero, e pelo Consulado da Argentina em Santa Catarina, através do cônsul Gustavo Ricardo Coppa. O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o titular da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior, e o prefeito Luciano Buligon, que recebeu a comitiva em seu gabinete, também assinaram o termo.

Conforme o diretor do Sicom, os setores de comércio e turismo devem estreitar o relacionamento com a Argentina, principalmente por conta da localização estratégica da cidade. Dos dois milhões de argentinos previstos para esta temporada, cerca de 40% devem passar pela região Oeste para chegar ao Litoral.

Segundo adiantou Breithaupt, a federação começará a desenvolver uma radiografia dos argentinos no início de dezembro para traçar com precisão o perfil deste público e ter subsídios para qualificar o setor terciário. “A expectativa este ano é receber em SC uma quantidade significativa de argentinos, que representa quase 5% da população deles. A aproximação está cada vez maior. Em conversa com executivos da Aerolíneas Argentinas na semana passada discutiu-se a possibilidade de instalar um escritório da companhia na Capital, tamanha a demanda por voos e o corpo que o mercado catarinense está tomando”, afirma.

A instalação pode contribuir ainda para equacionar demandas relativas à aduana de Dionísio Cerqueira/Bernardo de Irigoyen e à infraestrutura de transportes.

Em audiência privada com o prefeito, o cônsul reiterou a intenção de agilizar a instalação da representação diplomática na cidade e destacou a produção agropecuária forte da região, que pode ser ainda mais intensificada com a melhoria no transporte e escoamento dos insumos. “A Câmara e a nova representação são passos efetivos de integração entre as duas economias. Estamos redescobrindo o potencial econômico e humano do Oeste”, pontua.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.