MERCADO

Operação identifica organização criminosa em SC que atuava na comercialização de falsos créditos tributários

Atualizado em 28 maio, 2020

Operação da Receita Federal identificou a existência de pelo menos 52 “franqueados” da organização criminosa que atuava na comercialização de falsos créditos tributários em todo o país. Somente em Santa Catarina, 47 procedimentos fiscais estão sendo realizados para notificar estes contribuintes.

O objetivo da operação é impedir a atuação dos vendedores de falsos créditos e alertar os empresários sobre o alto risco de propostas “milagrosas” de quitação de tributos federais. A organização criminosa embolsava a maior parte do valor dos tributos devidos e os contribuintes, além de perder o dinheiro pago aos fraudadores, continuavam com a dívida integral junto ao Fisco.

A apuração dos auditores mostrou diversos casos onde houve a atuação destes “revendedores”, como a de contadores que recebiam comissões e intermediavam a venda de falsos créditos para seus clientes e empresas compradoras de falsos créditos atuando como intermediárias na venda para outras empresas.

Todas as informações estão sendo compartilhadas com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também está sendo comunicado sobre o envolvimento de contadores.

Os auditores fiscais seguem analisando e cruzando informações de outros contribuintes e novas fiscalizações podem ser deflagradas em SC.

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025