ECONOMIA

Pagamento de 13º a servidores deve impulsionar consumo e pagamento de dívidas em SC

Atualizado em 14 julho, 2021

Cerca de 163 mil servidores estaduais devem receber metade do 13° salário nesta sexta-feira (16), o que representa uma injeção de R$ 480 milhões na economia catarinense.  A antecipação do recurso deve estimular o consumo e a renegociação de dívidas no início do segundo semestre.

De acordo com a Fecomércio SC, a medida pode impulsionar a recuperação dos setores de comércio e serviço, que registraram ganhos de 14,6% e 15,6% entre janeiro e maio, além de impactar diretamente nos índices de endividamento e inadimplência.  No mês de junho, cerca de 45,6%  dos catarinenses estavam comprometidos com alguma parcela e cerca de 9,9 % estavam com contas atrasadas. A intenção de consumo das famílias (ICF) medida mensalmente pela Federação, apesar de situar-se em patamar pessimista, voltou a apresentar movimento de retomada no segundo trimestre de 2021, com média de crescimento de 0,9%.

> Leia como estava o humor da economia em junho

“A entrada de qualquer renda extra, seja 13, IR ou FGTS, interfere na engrenagem da economia local, além de trazer um alívio para o orçamento familiar. O cenário nos próximos dias deve ser de estabelecimentos movimentados. Com o pagamento das contas atrasadas, o catarinense também está apto a consumir novamente ou voltar a poupar”, avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm.

Levantamentos realizados pela Fecomércio SC nos últimos anos demonstraram um comportamento recorrente dos consumidores na utilização do 13ª salário. Antes da crise (2015 e 2019), em média de 34% usava para pagamento das dívidas, 28% poupava e 22,5% na compra de bens e serviços. Já em 2020, devido às incertezas e inseguranças, a maioria dos consumidores (38%) optaram pela cautela ao indicarem que iriam economizar o recurso, crescimento de 10 pontos percentuais em relação a média pré-crise (27,9%).

Com a retomada da economia, avanço no processo de imunização e a reedição das medidas econômicas, as incertezas tendem a diminuir, aumentando a confiança dos consumidores catarinenses e possibilitando  o uso desse recurso para o consumo de bens e serviços.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior