PESQUISA
Painel traz panorama do comportamento do consumidor nas datas comemorativas em SC
A economia catarinense conta com oito datas que mantêm as vendas do comércio e serviços aquecidas ao longo do ano. Para compreender o perfil do consumidor e orientar os empresários com informações e dados relevantes de mercado, a Fecomércio SC realiza três abordagens em cada pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor.
Leia +: Volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal
A análise dos dados permite não só visualizar os impactos e as mudanças provocadas pela pandemia, mas também entender os hábitos e o comportamento do consumidor nestas datas.
- A Páscoa deste ano teve a maior alta no ticket médio (155%), seguido pelo Dia das Crianças (54%); enquanto a compra do material escolar registrou a única variação negativa (-15%) entre os seis períodos pesquisados. Promoções e descontos progressivos podem ser soluções para aumentar o valor médio de compra por cliente.
- A compra parcelada, por exemplo, passou a ser mais utilizada a partir do Dia das Mães, o que indica a retomada da confiança das famílias. Com essas informações em mãos, o empresário pode planejar melhor suas estratégias de venda considerando as formas de pagamento preferidas.
> Confira os principais dados das datas pesquisadas:
Os dados da Black Friday e Natal serão inseridos próximos às datas.