PESQUISA

Painel traz panorama do comportamento do consumidor nas datas comemorativas em SC

Atualizado em 27 outubro, 2021

A economia catarinense conta com oito datas que mantêm as vendas do comércio e serviços aquecidas ao longo do ano. Para compreender o perfil do consumidor e orientar os empresários com informações e dados relevantes de mercado, a Fecomércio SC realiza três abordagens em cada pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor.

Leia +: Volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal

A análise dos dados permite não só visualizar os impactos e as mudanças provocadas pela pandemia, mas também entender os hábitos e o comportamento do consumidor nestas datas.

  • A Páscoa deste ano teve a maior alta no ticket médio (155%), seguido pelo Dia das Crianças (54%); enquanto a compra do material escolar registrou a única variação negativa (-15%) entre os seis períodos pesquisados. Promoções e descontos progressivos podem ser soluções para aumentar o valor médio de compra por cliente.
  • A compra parcelada, por exemplo, passou a ser mais utilizada a partir do Dia das Mães, o que indica a retomada da confiança das famílias. Com essas informações em mãos, o empresário pode planejar melhor suas estratégias de venda considerando as formas de pagamento preferidas.

> Confira os principais dados das datas pesquisadas:

Os dados da Black Friday e Natal serão inseridos próximos às  datas.

Leia também

ECONOMIA 14 janeiro, 2022

Inflação provoca descompasso entre volume e receita do comércio catarinense em novembro

ECONOMIA 13 janeiro, 2022

Volume de serviços em novembro tem alta histórica para o mês

MERCADO 13 janeiro, 2022

Reajuste do piso mínimo regional em 2022 será de 10,5% em SC

ECONOMIA 12 janeiro, 2022

IPCA fecha 2021 em 10,06%, maior taxa desde 2015