PESQUISA

Painel traz panorama do comportamento do consumidor nas datas comemorativas em SC

Atualizado em 27 outubro, 2021

A economia catarinense conta com oito datas que mantêm as vendas do comércio e serviços aquecidas ao longo do ano. Para compreender o perfil do consumidor e orientar os empresários com informações e dados relevantes de mercado, a Fecomércio SC realiza três abordagens em cada pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor.

Leia +: Volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal

A análise dos dados permite não só visualizar os impactos e as mudanças provocadas pela pandemia, mas também entender os hábitos e o comportamento do consumidor nestas datas.

  • A Páscoa deste ano teve a maior alta no ticket médio (155%), seguido pelo Dia das Crianças (54%); enquanto a compra do material escolar registrou a única variação negativa (-15%) entre os seis períodos pesquisados. Promoções e descontos progressivos podem ser soluções para aumentar o valor médio de compra por cliente.
  • A compra parcelada, por exemplo, passou a ser mais utilizada a partir do Dia das Mães, o que indica a retomada da confiança das famílias. Com essas informações em mãos, o empresário pode planejar melhor suas estratégias de venda considerando as formas de pagamento preferidas.

> Confira os principais dados das datas pesquisadas:

Os dados da Black Friday e Natal serão inseridos próximos às  datas.

Leia também

MERCADO 01 julho, 2022

Novas rotas devem impulsionar turismo regional no Oeste de SC

ECONOMIA 30 junho, 2022

Mercado de trabalho mantém saldo positivo em maio, mas apresenta sinais de desaceleração em SC

INSTITUCIONAL 24 junho, 2022

Vice-presidência da Fecomércio SC reúne lideranças do Sistema no Meio-Oeste

ECONOMIA 24 junho, 2022

Derrubada de veto do governador será passo importante pela justiça tributária, aponta Fecomércio SC