PESQUISA

Painel traz panorama do comportamento do consumidor nas datas comemorativas em SC

Atualizado em 27 outubro, 2021

A economia catarinense conta com oito datas que mantêm as vendas do comércio e serviços aquecidas ao longo do ano. Para compreender o perfil do consumidor e orientar os empresários com informações e dados relevantes de mercado, a Fecomércio SC realiza três abordagens em cada pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor.

Leia +: Volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal

A análise dos dados permite não só visualizar os impactos e as mudanças provocadas pela pandemia, mas também entender os hábitos e o comportamento do consumidor nestas datas.

  • A Páscoa deste ano teve a maior alta no ticket médio (155%), seguido pelo Dia das Crianças (54%); enquanto a compra do material escolar registrou a única variação negativa (-15%) entre os seis períodos pesquisados. Promoções e descontos progressivos podem ser soluções para aumentar o valor médio de compra por cliente.
  • A compra parcelada, por exemplo, passou a ser mais utilizada a partir do Dia das Mães, o que indica a retomada da confiança das famílias. Com essas informações em mãos, o empresário pode planejar melhor suas estratégias de venda considerando as formas de pagamento preferidas.

> Confira os principais dados das datas pesquisadas:

Os dados da Black Friday e Natal serão inseridos próximos às  datas.

Leia também

14 fevereiro, 2025

Vendas do comércio de SC fecham 2024 com maior alta em quatro anos, aponta IBGE

13 fevereiro, 2025

Chuvas de janeiro: falta de mobilidade é principal crítica dos empresários

12 fevereiro, 2025

Setor de serviços fecha 2024 com crescimento de 6,1% em SC, dobro da média nacional

11 fevereiro, 2025

Mesmo com janeiro positivo, confiança do empresário do comércio cai em SC