PESQUISA

Painel traz panorama do comportamento do consumidor nas datas comemorativas em SC

Atualizado em 27 outubro, 2021

A economia catarinense conta com oito datas que mantêm as vendas do comércio e serviços aquecidas ao longo do ano. Para compreender o perfil do consumidor e orientar os empresários com informações e dados relevantes de mercado, a Fecomércio SC realiza três abordagens em cada pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor.

Leia +: Volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal

A análise dos dados permite não só visualizar os impactos e as mudanças provocadas pela pandemia, mas também entender os hábitos e o comportamento do consumidor nestas datas.

  • A Páscoa deste ano teve a maior alta no ticket médio (155%), seguido pelo Dia das Crianças (54%); enquanto a compra do material escolar registrou a única variação negativa (-15%) entre os seis períodos pesquisados. Promoções e descontos progressivos podem ser soluções para aumentar o valor médio de compra por cliente.
  • A compra parcelada, por exemplo, passou a ser mais utilizada a partir do Dia das Mães, o que indica a retomada da confiança das famílias. Com essas informações em mãos, o empresário pode planejar melhor suas estratégias de venda considerando as formas de pagamento preferidas.

> Confira os principais dados das datas pesquisadas:

Os dados da Black Friday e Natal serão inseridos próximos às  datas.

Leia também

PESQUISA 13 junho, 2024

Volume de serviços prestados em Santa Catarina é o segundo maior do país, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 12 junho, 2024

Fecomércio SC reafirma compromisso com sustentabilidade na Comissão Mista de Responsabilidade Social da ALESC

11 junho, 2024

Fecomércio SC celebra novas regras para importações pelo Porto Seco de Dionísio Cerqueira

ECONOMIA 10 junho, 2024

Proporção de famílias endividadas cai a 76,3%, menor nível em onze meses