MERCADO

Palestrantes debatem empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes no Inovar SC

Atualizado em 27 maio, 2019

Os fundadores do Peixe Urbano, 99 Taxi e Decora, entre outros líderes que carregam a inovação no DNA de suas empresas, debateram sobre tecnologia, inovação, smart cities e novos modelos de negócios no Inovar SC 2018, realizado na tarde desta terça-feira (27), no auditório da Fecomércio SC, em Florianópolis.

O objetivo do evento é estimular a criação de ecossistemas favoráveis a negócios inovadores, gerando maior competitividade para Santa Catarina.

Segundo a presidente da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques, a Internet das Coisas  (IoT) está evoluindo rapidamente no país por conta das mudanças de hábito e formas de consumo. Com legislação atualizada e mecanismos de fomento à inovação, o mercado do conhecimento tende a crescer. Jamile também é Diretora de Inovação e Fomento da  Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

“Estima-se que hoje cerca de 4% das casas brasileiras já têm algum tipo de dispositivo conectado. Este mercado deve fechar 2018 com cifra superior a US$ 8 bilhões, 612 milhões só de uso doméstico, conforme a empresa de pesquisa IDC Brasil”, avalia.

Em um futuro próximo, redes de energia, sistemas de transporte, infraestrutura, entre outros serviços públicos, estarão usando IoT em massa para monitoramento e gerenciamento dos segmentos. O plano de ação para o Brasil tem impacto potencial de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, segundo o estudo realizado pelo BNDES e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Nomes de peso

Para inspirar os catarinenses foram convidados alguns nomes responsáveis por inovações que têm tornado as cidades mais tecnológicas, dinâmicas, seguras e sustentáveis: Alex Tabor, fundador e CEO do Peixe Urbano, a primeira e maior empresa de e-commerce local do Brasil, com mais de 25 milhões de usuários cadastrados; João Costa, Head da 99, a maior startup brasileira de mobilidade urbana que desenvolve soluções que melhoram a vida das pessoas e cidades por meio da tecnologia; Larissa Freiberger,  Head da Creative Drive LATAM, compradora da startup catarinense Decora, em uma das maiores transações na área tecnológica dos últimos anos.

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior