ECONOMIA

Parceria bilateral no Oeste: Representação da Câmara Argentina-Santa Catarina será instalada em Chapecó

Atualizado em 01 outubro, 2018

Cônsul do país vizinho firmará protocolo com o Sicom nesta segunda-feira (21) e cumprirá roteiro na região na região Oeste de SC

 

Assinatura de um protocolo para a instalação da representação da Câmara Empresarial de Comércio (CEC) Argentina-Santa Catarina, reunião com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e encontros com entidades empresariais. Estes são os compromissos de agenda que o cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa, cumprirá em Chapecó a partir da próxima segunda-feira (21). O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, desembarca em Chapecó no domingo para acompanhar a agenda do cônsul no Oeste.

Nesta segunda-feira, às 9h, será realizada a assinatura do protocolo referente à representação da Câmara Empresarial, com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), e entrevista coletiva à imprensa.

A Câmara Empresarial de Comércio (CEC) Argentina-Santa Catarina, instalada em Florianópolis no último dia 7, tem o objetivo de impulsionar as relações bilaterais do Estado com o país vizinho, no âmbito da cooperação comercial, educacional e turística.  Constituída numa ação entre a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio SC), a Federação das Indústrias (Fiesc), o governo do Estado e a embaixada argentina no Brasil, visa fomentar o intercâmbio de processos industriais, comerciais e de serviços.

Leia mais: SC e Argentina estreitam laços econômicos

Através do protocolo com o Sicom, que terá validade de dois anos, estão previstos os seguintes eixos de ação: promoção das relações econômicas, sociais e culturais; favorecer o desenvolvimento das pequenas e médias empresas; fomentar negócios e atividades empresariais; e estimular a formação de uma rede de contatos por meio de produtos e serviços que agreguem valor aos negócios.

Conforme o presidente do Sicom, Marcos Antônio Barbieri, serão executadas ainda atividades como seminários, fóruns e estudos setoriais, missões empresariais e a ampliação das relações governamentais.

Laços com país vizinho

Após a cerimônia de abertura da representação em Chapecó, o cônsul terá encontro com o prefeito municipal, na sede da prefeitura, às 10h. À tarde, irá se deslocar para Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, onde permanecerá também na terça-feira.

Já na quarta, dia 23, a autoridade diplomática argentina terá reunião com o Núcleo de Comércio Exterior da Acic, às 10h. Para as 15h está programada reunião com representação do setor eletrometalmecânico, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec).

À noite, o cônsul argentino será recebido, às 19h30, pelo presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, e depois assistirá ao jogo entre o time de Chapecó e o San Lorenzo, de Buenos Aires, pela semifinal da Copa Sul-Americana, às 21h45, na Arena Condá. Para o último dia em Chapecó, quinta-feira, a agenda do cônsul Gustavo Coppa prevê uma visita à diretoria da Coopercentral/Aurora, às 8h30, e reunião com entidades da área do turismo, às 10h30.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.