SESC/SENAC

Parceria entre Senac SC e Polícia Civil prevê ações de prevenção e capacitação para mulheres vítimas de violência

Atualizado em 04 março, 2021

O Senac SC firmou parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das DPCAMIs (Delegacias de Polícia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), para lançar o projeto Senac e Polícia Civil por Elas, que implementará ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Santa Catarina. O lançamento oficial do acordo de cooperação acontecerá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Esse trabalho conjunto foi estruturado em dois segmentos: a capacitação dos alunos, professores e comunidade escolar do Senac SC para identificação de episódios de violência contra a mulher e orientação para enfrentar este tipo de situação – que será realizada pela Polícia Civil. E, ainda, a oferta de cursos gratuitos às mulheres vítimas de violência, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A instituição de ensino vai oferecer vagas nos cursos de qualificação profissional, visando a autonomia financeira e um recomeço para mulheres que estão em relacionamentos abusivos.

Em 2020, foram registrados 57 feminicídios em Santa Catarina. Mesmo antes da pandemia da Covid-19, a violência contra mulheres já atingia pelo menos uma a cada três mulheres em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS. Na maioria dos casos, as vítimas permanecem em relações abusivas porque dependem financeiramente dos parceiros. Dessa forma, oferecer capacitação e possibilitar a entrada no mercado de trabalho está entre os caminhos para quebrar o círculo de violência, trazendo expectativa de uma vida melhor para estas mulheres.

“Em Santa Catarina temos 100% dos feminicídios solucionados. Mas não adianta apenas as polícias e a segurança fazerem a sua parte. Esta questão necessita de ações permanentes de prevenção e diz respeito a todos nós, como cidadãos, que temos que nos envolver, porque sozinhos não vamos vencer”, alerta o Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.

Conforme a coordenadora das DPCAMIs em SC, a Delegada de Polícia Patrícia Zimmermann D’Ávila, a parceria deve oportunizar emprego e renda a essas mulheres, tornando possível o rompimento da dependência financeira e, com isso, a uma vida livre de toda forma de violência.

Ações permanentes

O projeto prevê a disponibilização de cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senac SC em todo Estado para mulheres Cis e Trans indicadas pela Polícia Civil. A instituição reconhece a situação de violência contra mulheres como uma questão a ser enfrentada por meio de ações concretas e parcerias como esta, com o Programa Polícia Civil por Elas, que atua na linha de proteção, atendimento e apoio a essas mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Reconhecendo a seriedade e compromisso da Polícia Civil, o Senac SC se une a esta instituição com o objetivo de desenvolver ações educativas para conscientizar alunos e comunidade escolar sobre a violência de gênero, ciclo da violência e rede de proteção. O projeto conta, ainda, com a oferta de vagas em diferentes cursos de formação profissional, como forma de contribuir para a autonomia financeira”, afirma Camila Braga Bittencourt, analista de educação inclusiva do Senac SC.

Sobre o Programa Polícia Civil por Elas

O Programa Polícia Civil por Elas, criado pela Coordenadoria das DPCAMIs (Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) tem por objetivo atuar em diferentes frentes e garantir desde a prevenção até o atendimento adequado às mulheres e famílias vitimadas pela violência. A iniciativa começou em 2018 e desenvolve atividades pelo Estado, por exemplo, em seminários de formação interssetorial e grupos reflexivos para adolescentes, para mulheres e homens envolvidos em situações de violência, entre outras frentes.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior