Pesquisa de preço deve ser estratégia para economizar na compra do material escolar em Joinville

Atualizado em 01 fevereiro, 2016

Aliada do orçamento doméstico, a pesquisa de preço deve nortear as compras de material escolar neste ano em Joinville. Pelo menos 74,7% dos consumidores pretendem adotar a estratégia na volta às aulas, conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL SC, que traça o perfil do consumidor e traz o resultado de intenção de compras para o período.

Leia a pesquisa completa

"A pesquisa de volta às aulas de 2016 revela que o consumidor optará por estratégias que tragam economia, como pesquisar preços em várias lojas, procurar promoção e descontos. Contudo, ele não pretende abrir mão da qualidade do produto. O empresário terá que buscar o equilíbrio entre preço atrativo e qualidade para conquistar o cliente neste cenário de retração”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs, “os lojistas estão encontrando clientes muito exigentes, comparando a qualidade e os preços. A captação e fidelização dos pais de alunos têm sido um exercício desafiador, exigindo muita inteligência e matemática”, considera Tauffer.

O preço (73,3%) e o selo de qualidade (22,7%) são os quesitos levados em consideração ao adquirir os produtos. Boas saídas para atrair o consumidor são as promoções (84%) ou desconto para mais de um estudante (8,3%), onde é possível negociar as condições de pagamento. O joinvilense deve desembolsar R$ 247,45, valor próximo ao tíquete-médio do Estado (R$ 250,66), e pagar em dinheiro (69%), seguido pelo parcelamento com cartão de crédito (25,7%). Boa parte dos consumidores já adiantou a compra (49,6%) ou pretende ir às lojas início de fevereiro (47,3%).

O comércio de rua (papelaria e livrarias) lidera o local de compra de preferência dos consumidores (82,7%). Outros pontos são os supermercados (14,3%) e os shoppings (0,7%). Segundo 55,3% dos pais/responsáveis, os filhos/dependentes acompanham a compra e influenciam nas decisões (64,3%), tanto que 62% estariam dispostos a pagar mais caro para agradá-los.

O levantamento realizado pelas duas entidades em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages mapeia o comportamento de consumo e as demandas neste período para orientar os comerciantes nas estratégias de venda e controle de estoque, além de subsidiar com dados para futuros investimentos ou cortes.

Leia também

17 setembro, 2025

Fecomércio SC lamenta votação da PEC da Blindagem

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina