MERCADO

Prefeituras em SC podem decidir sobre liberação ou restrição de atividades a partir de segunda-feira (8)

Atualizado em 01 junho, 2020

O governador Carlos Moisés apresentou nesta segunda-feira (1) o plano de regionalização das medidas de enfrentamento ao coronavírus em Santa Catarina. A partir de 8 de junho, os municípios poderão decidir sobre a liberação ou restrição de atividades públicas e privadas de acordo com a realidade de cada região. As deliberações serão norteadas por critérios técnicos e científicos, balizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com a nova estratégia de gestão compartilhada, os prefeitos terão acesso a uma série de indicadores para subsidiar a tomada de decisão, com o nível de risco das 16 regiões. Os municípios têm uma semana para se adequar ao novo plano, visto que as medidas do decreto assinado hoje passam a valer no dia 8 de junho, próxima segunda-feira.

Transporte
A partir do dia 8 de junho, os prefeitos poderão decidir pela volta ou não do transporte coletivo municipal e intermunicipal, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos. A entrada de ônibus de outros estados e países segue proibida até o dia 2 de agosto.

Educação
As aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, no que se refere à educação infantil, fundamental e ensino médio, seguem suspensas até o dia 2 de agosto. Já a volta das aulas no ensino superior será debatida a partir do dia 6 de julho. As atividades presenciais em estágios obrigatórios e as aulas práticas em laboratórios de cursos superiores poderão voltar a partir de 8 de junho.

Eventos, cultura e esportes
Eventos e o calendário esportivo seguem suspensos até o dia 5 de julho. O mesmo vale para cinemas, casas noturnas, museus e parques temáticos.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar