Presentes mais caros e queda no faturamento marcam comércio de Florianópolis após dia dos pais

Atualizado em 19 agosto, 2011

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio) com 294 empresários de Florianópolis apontou queda de 2,18% no faturamento do comércio em comparação com o Dia dos Pais de 2010. A grande queda no setor de vestuário (-8,43%) foi o que puxou o faturamento geral do comércio de Florianópolis para baixo.
Na avaliação da Fecomércio o desaquecimento das vendas do comércio catarinense, verificado nas últimas Pesquisas Mensais do Comércio (PMC) do IBGE, impactou diretamente na variação do faturamento do Dia dos Pais de 2011. Entretanto, esta queda é considerada relativa, já que a base de comparação é o ano de 2010, que foi um ano excelente para as vendas.
Apesar da queda nas vendas, o valor médio de consumo por cliente em cada estabelecimento neste Dia dos Pais aumentou, ficando em R$ 207,80. O valor é considerado elevado se comparado as outras datas comemorativas de 2011, como por exemplo, no Dia das Mães, onde a média foi de R$ 181,50. Mesmo na comparação com o Dia dos Pais de 2010 o valor é bastante superior, já que no ano passado a média foi de R$ 118,72.
Segundo a Fecomércio, isto se deve as medidas tomadas pelo Governo Federal durante todo o ano de 2011 para encarecer o crédito ao consumidor, que agora no segundo semestre começaram a impactar negativamente, principalmente, sobre o consumo da classe C, grande massa consumidora fortemente baseada no crédito. Ou seja, o aumento do gasto médio se deu por exclusão de parte da massa de consumidores das classes menos abastadas, que compravam produtos mais baratos, mas ajudavam a alavancar o faturamento.
O pagamento à vista prevaleceu na data, com 86,6% dos clientes preferindo esta forma. Entre os que pagaram à vista, o cartão de crédito foi o principal meio de pagamento (52,2%), comprovando a crescente utilização desta forma rápida e cômoda de comprar.
Entretanto, não foram realizadas somente compras à vista. Uma parcela considerável de clientes fez uso do parcelamento em suas compras (53,8%), o que certamente está relacionado ao relativo valor médio elevado do presente. Também dentro das compras parceladas, o cartão de crédito se destacou, sendo que 46,1% dos clientes utilizaram desta forma de pagamento.

Faturamento por segmento:

Vestuário -8,43%
Calçados / acessórios -0,34%
Perfumaria -1,14%
Restaurantes 5,78%
Óticas e Joalherias -6,08%
Eletrônicos 0,04%
Livrarias e papelarias 2,53%
Autopeças 2,40%
Supermercados e lojas de bebidas 5,66%

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