MERCADO

Presidente da Fecomércio SC defende força das PMEs na economia: “são motor do mercado de trabalho”

Atualizado em 20 fevereiro, 2018

Bruno Breithaupt representou empresários catarinenses na Câmara dos Deputados 

 

Um dia após importantes avanços para os micro e pequenos empreendedores brasileiros, com a aprovação na Câmara de mudanças nas regras do Supersimples, a Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, nesta quarta-feira (5) foi marcada por discursos otimistas. Representando os empresários de Santa Catarina, onde a economia é composta majoritariamente (98,2%) por empresas destes portes, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, defendeu a importância do segmento para o mercado de trabalho e competitividade do Estado.

Confira a galeria de fotos

De acordo com o empresário, as alterações no programa de tributação reduzida, que amplia o limite de faturamento das empresas, abre a possibilidade de refinanciamento dos débitos e permite investidores-anjo, podem ser sancionadas pelo presidente Michel Temer, desburocratizando e trazendo novo fôlego aos empreendimentos.

“As MPEs são motor do mercado de trabalho no país e respondem pela geração de 53,5% dos empregos no Brasil e 50,3% em SC. A aprovação do teto de adesão do Simples Nacional, que englobará empresas e microempresário com faturamento maior, é necessária para romper um pouco mais das amarras da iniciativa privada e permitir que as empresas cresçam sem prejuízo em suas contas”, pondera Breithaupt. 

Segundo ele, o fortalecimento dos negócios de pequeno e médio porte depende também da redução dos custos e da burocracia. “É necessário extinguir a incidência da substituição tributária para as micro e pequenas empresas do Simples Nacional, pois a cobrança provoca uma 'bitributação' e o aumento da carga tributária, que são absolutamente prejudiciais às empresas”, avalia.

Conforme o presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, deputado federal Jorginho Mello, com a menor carga tributária, os pequenos negócios poderão gerar ainda mais empregos e renda aos brasileiros: “O projeto que aperfeiçoa o Super Simples beneficiará mais de 10 milhões de pequenos negócios no país. Este é o projeto mais importante do ano para o crescimento da nossa economia”, finaliza.

No final da sessão, os membros da mesa, entre eles o secretário da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, o presidente da Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e o vice-presidente da CNC, Adelmir Santana, deram as mãos em um gesto simbólico de união em defesa do micro e pequeno empresário brasileiro.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.