Projeto que autoriza o horário livre para o funcionamento do comércio é aprovado em Florianópolis

Atualizado em 26 dezembro, 2018

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou ontem (06), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1.706/18 que permite o funcionamento dos estabelecimentos comerciais industriais e de serviços na capital em horário livre. Pela legislação vigente, o comércio de Florianópolis funciona das 7h às 22h nos dias úteis e das 7h às 20h aos sábados, com exceções para o funcionamento aos domingos. Na prática, a mudança diminui os custos das empresas para o funcionamento nos horários fora do que está previsto na Lei, que condiciona a abertura à expedição de alvará.

Para o gerente jurídico da Fecomércio SC, Rafael Arruda, a aprovação da matéria não exime as empresas de observarem as regras trabalhistas, previstas em legislação federal e que tratam sobre as relações de trabalho, bem como os acordos e convenções coletivas firmados entre as entidades sindicais representantes de empregadores e trabalhadores. “A mudança confere liberdade para as  empresas definirem  seu horário de funcionamento, entretanto o respeito às regras trabalhistas e aos instrumentos coletivos de trabalho deverá continuar existindo, não havendo modificação no que diz respeito à forma e duração de trabalho dos empregados”, pontua.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1.706/18 segue para sanção do prefeito municipal e entra em vigor na data de sua publicação.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado