MERCADO

Projeto Vai Turismo balizará propostas de políticas públicas para eleições 2022

Atualizado em 11 outubro, 2022

Construir uma agenda integrada do setor com políticas públicas consistentes, articulando atores e instituições em todo país, é o objetivo do Projeto Vai Turismo- Rumo ao Futuro, que será apresentado na próxima terça-feira (22), das 14h às 17h, em evento online e gratuito.

Inscreva-se

O webinário de lançamento contará com a participação de quatro especialistas,  que vão compartilhar experiências e visões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro do turismo: Sandra Carvão, chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT); Ledys Lopez, assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín; Vitor Leal Pinheiro, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); e Sérgio Guerreiro, diretor coordenador de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal.

O projeto Vai Turismo vai conduzir uma grande consulta pública, capitaneada pelas Federações do Comércio em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC), para formular propostas de políticas públicas, que posteriormente serão encaminhadas aos candidatos às eleições em 2022 para embasar as estratégias de governo.

O processo participativo vai considerar as diferenças regionais e as contribuições setoriais para elaborar os 27 documentos. As demandas apontadas como prioritárias vão compor a proposta nacional, que será entregue aos presidenciáveis.

Programação

Lançamento Vai Turismo
Data: 22.06
Horário: 14h às 17h

Agenda:
14h Abertura
14h02  José Roberto Tadros – Presidente da CNC
14h05  Alexandre Sampaio – Coordenador do Cetur
14h15 Lançamento do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro

14h30  O futuro do turismo: o que vem por aí?
Palestrante: Sandra Carvão – Chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT)

15h10  Case: Destino Turístico Inteligente: Medellín, Colômbia
Palestrante: Ledys Lopes – Assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín

15h50 Turismo Sustentável como vetor de desenvolvimento: a importância das políticas públicas
Palestrante: Vitor Leal Pinheiro – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

16h30 Ecossistema de inovação no turismo: o caso de Portugal
Palestrante: Sérgio Guerreiro – Diretor sênior de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal

Resposta à pandemia

O turismo foi um dos setores que mais sofreu no período agudo da pandemia e ainda amarga prejuízos históricos por conta da prolongada crise econômica e sanitária. Para buscar soluções para este cenário e promover mudanças que impulsionem o segmento, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inicia uma mobilização para sensibilizar lideranças com o lançamento do projeto Vai Turismo.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o turismo brasileiro já perdeu R$ 355,2 bilhões em receita. Como resultado, o segmento fechou mais de 35 mil estabelecimentos com vínculos empregatícios só em 2020. O saldo negativo corresponde à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da recessão, e representa um recuo de 13,9% em relação ao total em 2019. O turismo brasileiro ainda opera bem abaixo da sua capacidade, com apenas 48% da possibilidade mensal de geração de receitas.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar