MERCADO

Pronampe poderá trazer alívio financeiro para 4,58 milhões de negócios impactados pela pandemia

Atualizado em 23 junho, 2020

A dificuldade de acesso ao crédito, seja pela falta de linhas específicas para diferentes setores e portes ou pela burocracia na contratação, é frequentemente apontada pelos empresários como um dos entraves para a competitividade. Neste cenário de incertezas em meio à pandemia, as medidas de desburocratização para obtenção de recursos tornam-se ainda mais urgentes.

Para tirar dúvidas dos empresários sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), sancionado recentemente pelo Governo Federal, a Fecomércio SC convidou o senador Jorginho Mello, autor da proposta, para uma live na segunda-feira (8).

Conforme a lei, as empresas poderão tomar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019. Serão R$ 15,9 bilhões destinados ao programa, com taxa de juros anual máxima igual à Selic acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de pagamento de 36 meses.

Confira o guia com orientações sobre o Pronampe

Segundo o Senador, a nova linha de crédito poderá trazer alívio financeiro para 4,58 milhões de pequenos negócios impactados pela pandemia. “O recurso não chegava para quem gera emprego e renda no Brasil, não atendia os pequenos. Este mecanismo de crédito através do fundo garantidor ampliará a oferta para as microempresas e pequenas empresas de todo o país. É um programa de apoio permanente, não só durante a pandemia”, comenta.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a medida vai irrigar a economia e auxiliar os empresários a manter a operação em dia e os empregos. “A oferta de crédito mais acessível é uma obrigação social nesse momento de pandemia. Estamos discutindo estratégias para colocar os empresários no radar dessas instituições financeiras. Os sindicatos poderão fazer a interface com as empresas nas suas regiões, auxiliando e facilitando a relação com os bancos”, comenta Breithaupt.

A partir desta terça-feira (9), a Receita Federal iniciará o envio de comunicado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com a informação do valor da receita bruta, com base nas declarações desses contribuintes ao fisco, para viabilizar a análise da linha de crédito do Pronampe com as instituições financeiras.

Nesta primeira etapa, receberão o comunicado as empresas optantes pelo Simples Nacional e partir desta quinta (11)  será enviado via Caixa postal localizada no e-CAC as empresas não incluídas no Simples Nacional. O detalhamento da medida está em portaria publicada hoje no Diário Oficial da União.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior