MERCADO

Reajuste do piso mínimo regional em 2022 será de 10,5% em SC

Atualizado em 12 maio, 2022

Foto: Filipe Scotti

Representantes das federações empresariais e dos trabalhadores definiram o valor do piso mínimo regional, em rodada de negociação nesta quarta-feira (12), em Florianópolis. A atualização será, em média, de 10,5% nas quatro faixas– este é o 12º ano consecutivo em que as entidades definem juntas a variação.  O acordo será formalizado nesta quinta-feira (13), às 11h, na Fiesc.

O reajuste vale para as categorias profissionais da iniciativa privada que não possuem definição salarial em lei federal, convenção ou acordo coletivo.

A proposta será entregue ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, que a enviará à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para aprovação. Após votação, segue para sanção do Executivo.

Primeira faixa: de R$ 1.281,00 para R$ 1.416

Setores da agricultura e pecuária, indústrias extrativas e beneficiamento, empresas de pesca e aquicultura, empregados domésticos, construção civil, indústrias de instrumentos musicais e brinquedos, estabelecimentos hípicos e empregados motociclistas, motoboys, e do transporte em geral (exceto motoristas).

Segunda faixa: de R$ 1.329,00 para R$ 1.468

Distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas (bancas), vendedores ambulantes de jornais e revistas, administração das empresas proprietárias de jornais e revistas, empresas de comunicações e telemarketing e indústrias do vestuário, calçados, fiação, tecelagem, artefatos de couro, papel, papelão, cortiça e mobiliário.

Terceira faixa: de R$ 1.404,00 para  R$ 1.551

Comércio em geral, empregados de agentes autônomos do comércio e trabalhadores das indústrias químicas e farmacêuticas, cinematográficas e alimentação.

Quarta faixa: de  R$ 1.467,00 para R$ 1.621

Edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares, em turismo e hospitalidade, estabelecimentos de ensino, de cultura, de serviços de saúde e de processamento de dados, motoristas do transporte em geral, empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito,  indústrias metalúrgicas, mecânicas, material elétrico, gráficas, de vidros, cristais, espelhos, joalheria e lapidação de pedras preciosas, cerâmica de louça e porcelana, artefatos de borracha.