ECONOMIA

Entrada do 13º estimula pagamento de dívidas e consumo em SC

Atualizado em 08 dezembro, 2022

Photo by Scott Graham on Unsplash

O pagamento do 13º salário deve dinamizar a economia em Santa Catarina no mês de dezembro. Conforme pesquisa da Fecomércio SC realizada em sete cidades de SC, a prioridade este ano será economizar (30,3%) e renegociar as dívidas (28,1%) – resultado menor do que o ano anterior e em linha com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), que indica níveis menores de endividamento no estado em relação ao país. Em terceiro lugar está a compra de presentes de Natal (13,8%).

>>>Confira os dados completos 

Cerca de 170 mil servidores do Estado devem receber a 2ª parcela do 13° salário até a próxima sexta-feira (16). A primeira parte, paga em julho, representou uma injeção de mais de 500 milhões na economia catarinense. Nas empresas privadas, deve ser pago até 20 de dezembro.

A expectativa dos empresários para o mês de dezembro é positiva. “A circulação de qualquer recurso extra- como 13º, IR e FGTS- é um motor para as vendas, além de ser um alívio para o orçamento das famílias. Com o pagamento das contas atrasadas, o catarinense também está apto a consumir novamente ou voltar a poupar”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni. No mês de outubro, cerca de 60,8% dos catarinenses estavam comprometidos com alguma dívida e 16% estavam inadimplentes.

Segundo Dagnoni, o Natal de 2022 promete ser um dos melhores dos últimos  anos- a pesquisa de intenção de compras para a data, também realizada pela entidade, aponta que os catarinenses pretendem desembolsar R$ 528,28, alta nominal de 21,6% frente a 2021. Descontada a inflação, o aumento real  é de 14,2%.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior