Responsabilidade Social: Alesc lança edital que valoriza boas práticas

Atualizado em 28 setembro, 2018

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em parceria com a Fecomércio SC, entre outras entidades e órgãos públicos. O lançamento do Edital 2016 ocorreu na quarta-feira (15) no gabinete do presidente da casa, o deputado Gelson Merísio, e contou com a presença do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, e representantes das entidades parceiras da iniciativa.

> Confira a galeria de fotos

Empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista e entidades que tenham publicado balanço socioambiental de 2015 podem fazer a inscrição no site até o dia 12 de setembro. A iniciativa promovida pelo Poder Legislativo foi instituída para reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina na promoção do bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

O Certificado é concedido a todas as entidades inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC premia duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social.

“A certificação e o prêmio valorizam as boas práticas no estado e ajudam a inspirar empresas e entidades a desenvolverem ações e incluir a responsabilidade social na política de gestão”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo ele, a responsabilidade social funciona como alicerce para as ações da federação e suas casas na promoção do desenvolvimento econômico sustentável e o bem-estar do comerciário e toda a sociedade.

A expectativa para este ano é registrar 300 inscrições. “Nossa intenção é promover na sociedade catarinense uma participação efetiva e ostensiva daqueles que são agentes públicos, sejam empresários ou líderes comunitários, incentivando-os a fazer um pouco mais do que é a sua obrigação”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD).

Serão realizados workshops regionais ao longo dos próximos três meses para divulgar a certificação e esclarecer as dúvidas sobre o edital de 2016. “Durante esse período de 90 dias temos a intenção de realizar ao menos cinco workshops com as entidades parceiras em regiões estratégicas do estado, com o objetivo de divulgar, fomentar as ações e fazer com que o número de inscritos neste ano seja maior”, disse a presidente da comissão mista, Karla Straiotto Spessatto.

Edital aprimorado

O Edital 2016 vai apresentar algumas novidades: as empresas que receberem o troféu por dois anos consecutivos não poderão ser premiadas no ano subsequente. Desta forma, a iniciativa possibilitará o reconhecimento de projetos e ações realizadas por diferentes organizações. Outra mudança é a Comenda de Responsabilidade Social, honraria que será concedida às empresas que receberem o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC em cinco edições.

Os critérios de avaliação das organizações também foram aprimorados este ano com a inclusão de indicadores de sustentabilidade que consideram não apenas o desempenho financeiro, mas também aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu.

Pelo quinto ano consecutivo, o SESC em Santa Catarina recebeu a certificação e o Troféu Responsabilidade Social, entregue pela primeira vez na categoria entidade, por conta de sua atuação voltada à educação, esporte, cultura, saúde e bem-estar.