PESQUISA

Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo em SC

Atualizado em 21 setembro, 2021

Belezas naturais de tirar o fôlego, como a cenográfica Serra do Corvo Branco, rapel em cascatas e paredões, esperar a neve na Praça de Urupema, visitas às vinícolas e vinhedos ou talvez um passeio off-road nos cânions. Com uma variedade de opções e destinos, a temporada de inverno na Serra Catarinense se consolida ano a ano como um forte roteiro turístico do Estado – e, se depender dos resultados desta temporada, é possível afirmar que a retomada do turismo está em curso. A Pesquisa Turismo de Inverno na Serra Catarinense, realizada pela Fecomércio SC nos meses de julho e agosto em doze cidades, aponta que o faturamento, ticket médio, avaliação do movimento de clientes, nível de contratações e ocupação já estão nos níveis pré-pandemia ou até acima.

> Leia a pesquisa na íntegra

O estudo traz o perfil socioeconômico de visitantes e turistas (sexo, faixa etária e renda familiar), características da viagem, percepção dos empresários sobre o impacto da temporada nos negócios, gastos por setor, entre outras informações.

“Hospitalidade, boa gastronomia, o fator clima e diversidade de pontos turísticos em toda região faz da Serra um tesouro que precisa ser cada vez mais explorado, com a devida atenção do setor público e privado para melhorar ainda mais a infraestrutura da região e atrair novos investimentos”, afirma o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm. Segundo ele, as informações da pesquisa podem trazer insights para os empresários que atuam ou querem se instalar na região, além de balizar o governo e o próprio trade na tomada de decisão.

Reflexos da pandemia

Foto: Markito/ Santur

Os dados apontam que turismo regional ganhou força em 2021: 65% das pessoas que circularam na Serra são de SC, seguido pelo Rio Grande do Sul (11,3%) e São Paulo (9,8%). As distâncias percorridas – em média 526 km- e o carro como principal meio de transporte também reforçam a origem dos turistas.

Os cuidados com a pandemia provocaram algumas mudanças no comportamento das viagens de lazer. Enquanto mais da metade dos turistas optou pela hotelaria (57,8%, diante dos 46,3% em 2019), a hospedagem em imóveis de parentes ou amigos reduziu (caiu de 19% em 2019 para 11,5% em 2021).

A configuração dos grupos de viagem também mudou: a participação de pequenos grupos familiares e de casais cresceu (83,8%) e as viagens entre amigos caíram em 2021 (10,3%).

Além do frio

Nem todo mundo vai atrás do frio na Serra, conforme aponta a pesquisa. Segundo o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, algumas tendências de comportamento e perfis de turistas podem ser observadas na região.

“Assim como o Litoral não se resume ao verão, a Serra tem atrativos para o ano todo. O turismo de experiência é um dos carros-chefes na região e tem mostrado vários nichos de mercado: desde as visitas às vinícolas para conhecer os vinhos de altitude, que já são a opção de 6,7% dos turistas, à tirolesa e arvorismo nos parques para aqueles que preferem curtir a natureza. São diferentes tipos de negócios que podem atrair turistas para a região em qualquer estação, fomentando emprego e renda em vários municípios”, avalia Dagnoni.

Turistas

– A maioria é do público masculino (78,1%)

– A faixa etária de maior representação foi de adultos entre 31 a 40 anos, somando 29% dos turistas

– A faixa de renda mais frequente foi entre R$ 2.204 a R$ 5.509, com 34,3% de participação

Empresários

– Média geral dos gastos foi de R$1.471,81- aumento de R$185 em valores nominais em relação a 2019

– 15,4% realizaram contratação de colaboradores extra para a temporada, voltando aos mesmos níveis do período pré-pandemia.

– O percentual de ocupação dos leitos foi de 70,0%, retornando ao patamar de 2018.

– Variação de faturamento de 20,5% em relação ao ano passado e de 17,7% em relação aos meses comuns

Leia a pesquisa na íntegra


A pesquisa foi realizada em Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. Foram entrevistados 400 visitantes e 305 empresários e gestores dos estabelecimentos comerciais, com erro amostral calculado de 5% e significância de 95% para ambos os públicos.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior