MERCADO

Revogado decreto que aumenta impostos de produtos de perfumaria e higiene pessoal

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

Foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (14) a revogação do decreto que aumentava a carga tributária de produtos de perfumaria e higiene pessoal. A medida ocorreu após reunião da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista da Fecomércio SC, entidades empresariais e os deputados Milton Hobus e Darci de Matos com o secretário da Fazenda, Renato Lacerda, na última quinta-feira (8). O decreto entrou em vigor na data da publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2018.

Em dezembro do ano passado, o governo havia retirado o redutor de Margem de Valor Agregado (MVA), que serve para calcular o ICMS devido a título de substituição tributária, dos produtos de perfumaria e higiene pessoal, o que trouxe grande impacto ao segmento, sobretudo às empresas enquadradas no Simples Nacional.

Durante a reunião, o grupo apresentou ao governo um estudo detalhado elaborado pela Federação junto a ADAC, que comprovou que a retirada do benefício com a alteração do regulamento do ICMS significava, na prática, majoração da carga tributária.

“A revogação é uma importante vitória para o segmento, pois mantém o tratamento favorecido e diferenciado às empresas do Simples na comercialização destes produtos”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

 

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025