Santa Catarina é destaque na apresentação de cases durante o Sicomércio 2023

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Encerrou em Brasília, nessa sexta-feira, 14, o Sicomércio 2023, evento promovido pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reúne sindicatos e federações para fortalecer a atuação do sistema comércio. Durante o encontro, que contou com mais de 1,3 mil participantes de todo o Brasil, a Fecomércio Santa Catarina foi destaque no ranking de boas práticas compartilhadas, com ênfase para apresentação de três cases.

“Foram três dias para agregar conhecimento, trocar experiências e buscar o aperfeiçoamento da nossa atuação sindical. No último dia tivemos a satisfação de compartilhar três experiências dos nossos sindicatos de Santa Catarina com os demais colegas, o que nos deixa muito contente, mas também nos desafia a melhorar cada vez mais”, comentou o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni.

Após oito anos desde a última edição do Sicomércio, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou, a importância do evento para o fortalecimento da instituição. “É o ápice da nossa representação como um todo, com os mais de mil sindicatos da base, as 34 Federações coordenando os interesses dos sindicatos a elas filiados, e a Confederação, no topo da pirâmide, gerenciando e coordenando as engrenagens do Sistema em nível nacional”, afirmou.

Boas práticas compartilhadas

Dos 200 cases enviados para o Sicomércio de todo o Brasil, Santa Catarina ficou em primeiro lugar no ranking com 48 trabalhos cadastrados. Para apresentação no evento, a CNC selecionou 18 trabalhos, sendo três catarinenses.

A executiva do Sindilojas, de Itajaí, Suyanne Kristini, apresentou o trabalho do sindicato com a área do associado dentro do tema comunicação institucional. “Este é um projeto que vem sendo desenvolvido desde fevereiro. Basicamente é uma parte no nosso site exclusiva dentro do nosso site que trabalha a comunicação, faz a facilitação para esse contato, promovendo maior integração, praticidade e um canal direto com o sindicato”, explicou.

No eixo desenvolvimento de negócios, o executivo do Sicom de Chapecó, Almeri Denodatto, compartilhou o estudo estatístico desenvolvido na instituição chamado Mapa do Comércio. “Nós fizemos uma parceria com a prefeitura de Chapecó, que nos forneceu alguns dados, selecionamos os CNAE’s específicos do comércio, e elaboramos um levantamento rico para entender o contexto da segmentação deste setor tão importante para a economia do município e também da região, já que este é o 4º município em movimentação econômica de Santa Catarina”, comentou.

O executivo do Sicom de Chapecó, Almeri Denodatto, compartilhou o estudo estatístico desenvolvido na instituição chamado Mapa do Comércio

Já no tema atuação gerencial, o Sirecom da Grande Florianópolis, representado pelo vice-presidente, Orivaldo Besen e a executiva, Isabel Pratini, apresentou o seu programa Sinexa, um sistema 100% online. “Esse sistema nós adaptamos às necessidades que temos hoje para melhorar o nosso dia a dia e para poder melhor atender nosso associado. Tudo isso vem ao encontro do nosso propósito de fortalecer o sindicato patronal, e as suas empresas”, revelou Pratini.

O vice-presidente do Sirecom da Grande Florianópolis, Orivaldo Besen e a executiva, Isabel Pratini, apresentaram o programa Sinexa

O Sicomércio contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Estiveram representados no evento, mais de mil sindicatos patronais e as 34 federações que integram o Sistema Comércio.

Encerramento comemorativo

Muita descontração, abraços e comemoração marcaram os últimos momentos do Sicomércio 2023. A CNC presenteou participantes com um sorteio entre os que mais pontuaram durante os três dias de evento. E Santa Catarina mais uma vez foi destaque. Entre os 20 sorteados, sete foram catarinenses. O presidente Hélio Dagnoni ficou em primeiro lugar no ranking.

Dos 20 sorteados, sete catarinenses foram os sortudos na premiação final.