INSTITUCIONAL

Santa Catarina é destaque na apresentação de cases durante o Sicomércio 2023

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Encerrou em Brasília, nessa sexta-feira, 14, o Sicomércio 2023, evento promovido pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reúne sindicatos e federações para fortalecer a atuação do sistema comércio. Durante o encontro, que contou com mais de 1,3 mil participantes de todo o Brasil, a Fecomércio Santa Catarina foi destaque no ranking de boas práticas compartilhadas, com ênfase para apresentação de três cases.

“Foram três dias para agregar conhecimento, trocar experiências e buscar o aperfeiçoamento da nossa atuação sindical. No último dia tivemos a satisfação de compartilhar três experiências dos nossos sindicatos de Santa Catarina com os demais colegas, o que nos deixa muito contente, mas também nos desafia a melhorar cada vez mais”, comentou o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni.

Após oito anos desde a última edição do Sicomércio, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou, a importância do evento para o fortalecimento da instituição. “É o ápice da nossa representação como um todo, com os mais de mil sindicatos da base, as 34 Federações coordenando os interesses dos sindicatos a elas filiados, e a Confederação, no topo da pirâmide, gerenciando e coordenando as engrenagens do Sistema em nível nacional”, afirmou.

Boas práticas compartilhadas

Dos 200 cases enviados para o Sicomércio de todo o Brasil, Santa Catarina ficou em primeiro lugar no ranking com 48 trabalhos cadastrados. Para apresentação no evento, a CNC selecionou 18 trabalhos, sendo três catarinenses.

A executiva do Sindilojas, de Itajaí, Suyanne Kristini, apresentou o trabalho do sindicato com a área do associado dentro do tema comunicação institucional. “Este é um projeto que vem sendo desenvolvido desde fevereiro. Basicamente é uma parte no nosso site exclusiva dentro do nosso site que trabalha a comunicação, faz a facilitação para esse contato, promovendo maior integração, praticidade e um canal direto com o sindicato”, explicou.

Suyanne Kristini, apresentou o trabalho do sindicato com a área do associado dentro do tema comunicação institucional

No eixo desenvolvimento de negócios, o executivo do Sicom de Chapecó, Almeri Denodatto, compartilhou o estudo estatístico desenvolvido na instituição chamado Mapa do Comércio. “Nós fizemos uma parceria com a prefeitura de Chapecó, que nos forneceu alguns dados, selecionamos os CNAE’s específicos do comércio, e elaboramos um levantamento rico para entender o contexto da segmentação deste setor tão importante para a economia do município e também da região, já que este é o 4º município em movimentação econômica de Santa Catarina”, comentou.

O executivo do Sicom de Chapecó, Almeri Denodatto, compartilhou o estudo estatístico desenvolvido na instituição chamado Mapa do Comércio

Já no tema atuação gerencial, o Sirecom da Grande Florianópolis, representado pelo vice-presidente, Orivaldo Besen e a executiva, Isabel Pratini, apresentou o seu programa Sinexa, um sistema 100% online. “Esse sistema nós adaptamos às necessidades que temos hoje para melhorar o nosso dia a dia e para poder melhor atender nosso associado. Tudo isso vem ao encontro do nosso propósito de fortalecer o sindicato patronal, e as suas empresas”, revelou Pratini.

O vice-presidente do Sirecom da Grande Florianópolis, Orivaldo Besen e a executiva, Isabel Pratini, apresentaram o programa Sinexa

O Sicomércio contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Estiveram representados no evento, mais de mil sindicatos patronais e as 34 federações que integram o Sistema Comércio.

Encerramento comemorativo

Muita descontração, abraços e comemoração marcaram os últimos momentos do Sicomércio 2023. A CNC presenteou participantes com um sorteio entre os que mais pontuaram durante os três dias de evento. E Santa Catarina mais uma vez foi destaque. Entre os 20 sorteados, sete foram catarinenses. O presidente Hélio Dagnoni ficou em primeiro lugar no ranking.

Dos 20 sorteados, sete catarinenses foram os sortudos na premiação final.

 

Leia também

28 maio, 2024

Em Brasília, presidente da Fecomércio busca apoio pelo PL 914/2024

28 maio, 2024

Presidente da Fecomércio participa de debate sobre fomento ao turismo em Brasília

INSTITUCIONAL 27 maio, 2024

Comando do CBMSC apresenta programa Descomplica em reunião de Conselho da Fecomércio

INSTITUCIONAL 27 maio, 2024

Fecomércio SC recepciona autoridades portuguesas em busca de parcerias