Santa Catarina pode receber investimentos chineses
Em reunião, nesta terça-feira (16/8), com o cônsul-geral do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru, e o diretor de Promoção comercial do consulado, Glaucio Veloso, a comitiva da Fecomércio que está em missão na China, foi informada de que um grupo de empresários chineses, liderado por Michael Browne, está interessado em investir em resorts e hotéis de alto padrão no litoral brasileiro.
No encontro, o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz, manifestou que fará contato com o investidor para oferecer oportunidades em Santa Catarina.
Quanto à intenção da Fecomércio-SC de atrair turistas chineses, o cônsul explicou que a oportunidade está no segmento de negócios, já que os empresários asiáticos tendem a aproveitar as viagens para descansar devido a longa distância.
O diretor de Economia da Secretaria de Articulação Internacional, Amir Hamad, apresentou oportunidades de negócios em SC, dando ênfase à logística portuária.
Segundo Caramuru, a tendência é de os chineses importarem cada vez mais alimentos e exportarem capital e conhecimento. Dinheiro não falta, já que a China tem taxa de poupança interna em torno de 50%. Mas os investimentos externos podem demorar mais porque os empresários do país asiático não têm experiência.
Em encontro com o presidente do HSBC Brasil, o catarinense Conrado Engel, a comitiva catarinenses conheceu a mesa de negócios criada em Xangai para atender empresas brasileiras no país e, também, chineses que investem no Brasil. Segundo o executivo responsável, Henrique Vianna, entre os clientes atendidos aqui estão a Ciser, de Joinville, e a Weg, de Jaraguá do Sul.
Entre as lideranças que participam da missão, liderada pelo vice-presidente da Fecomércio, Célio Spagnoli, estão o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Adriano dos Santos; os vice-presidentes da Fecomércio, Atanázio dos Santos Netto e Amarildo José da Silva; o presidente da Câmara de Turismo da entidade e da ABIH-SC, João Eduardo do Amaral Moritz; e o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de SC, Marcelo Alessandro Petrelli.