ECONOMIA

SC registra queda na força de trabalho ocupada no primeiro trimestre

Atualizado em 19 maio, 2020

A taxa de desocupação em Santa Catarina aumentou de 5,3% para 5,7% no primeiro trimestre de 2020, movimento considerado normal devido à sazonalidade relacionada ao fim da temporada de verão. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, na sexta-feira (15).

> Leia mais: Crise do coronavírus resultou em mais de 530 mil demissões em SC, aponta pesquisa

As maiores variações ocorreram na desocupação dos empregados com carteira assinada (-3,4%) em relação ao trimestre anterior, e sem carteira assinada (-14,1%) na comparação com ao mesmo trimestre do ano passado. A posição de empregadores e conta própria observaram reduções nas ocupações sem CNPJ, com aumento mais que proporcional na ocupação com CNPJ, o que indica um movimento de formalização desses setores. O tipo de posição mais afetada foi o setor público sem carteira (-19,7%).

O grupamento de atividade mais afetado foi o de Outros Serviços, com queda de 7,1% em relação ao trimestre anterior e 5,2% comparado ao ano passado. O grupamento de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas observou queda de 2,9% em relação ao trimestre passado, ainda que sua situação represente um aumento de 2,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Ocupações relacionadas à informação, comunicação, atividades financeiras, etc e transporte armazenagem e correio tiveram crescimento trimestral de, respectivamente, 1,2% e 2,9%, enquanto o crescimento anual foi de 3,6% e 4,9%. O rendimento médio apresentou estabilidade, com redução estatisticamente insignificante para R$ 2.569.

A aparente estabilidade da população desocupada- que registrou crescimento de 7 mil pessoas ou 3,2% em relação ao trimestre passado e queda de 22,3% na comparação com  2019- é acompanhado de um outro movimento significativo na força de trabalho: com a saída de 93 mil pessoas houve um aumento de 5,4% em relação ao trimestre passado e 6,9% em relação ao mesmo trimestre de 2019. A queda na ocupação foi de 100 mil pessoas. Isso pode indicar que há uma desistência na procura de emprego, o que pode levar à expressiva subestimação da taxa de desocupação. O desalento e a força de trabalho potencial, porém, continuam estáveis.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior