Segurança é o item que mais preocupa o morador de Criciúma
O penúltimo município a conhecer os resultados da Pesquisa Fecomércio SC de Percepção dos Serviços Públicos, Criciúma quer mais segurança pública. Este foi o item que recebeu a nota mais baixa (2,65), na escala de zero a cinco. Ao todo, foram avaliados 10 serviços públicos, assim como áreas prioritárias eleitas pelos moradores para receberem mais atenção em investimentos e qualidade. A pesquisa ouviu 450 pessoas, sendo 42,7% homens e 57,3% mulheres.
A divulgação dos dados acontece durante reunião de vice-presidência Região Sul, no Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma (SINDILOJAS), situado na Travessa Padre Pedro Baldoncini, 47, salas 201 e 202 – Centro. Em outras ocasiões já foram anunciados os dados de Blumenau, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Joinville e Chapecó. Depois de Criciúma, Lages encerra o circuito que contemplou as sete cidades catarinenses pesquisadas. Acompanham o evento em Criciúma o deputado estadual Dóia Guglielmi (PSDB) e o advogado Anderson Rodrigues, representando o deputado estadual Valmir Comin (PP). Com a presença do parlamentar, a comitiva da Fecomércio SC retomou o debate sobre a importância do Pró-Comércio, o programa de incentivos fiscais ao terceiro setor, que atualmente, encontra-se na Secretaria da Fazenda para estudo técnico.
Notas gerais
Com notas de zero a cinco dadas para 10 diferentes serviços públicos da cidade, os moradores de Criciúma avaliaram os itens: saúde; educação; preservação ambiental; segurança; transporte; água e esgoto; limpeza; cultura e lazer; habitação; e estrutura urbana. Em Criciúma, a nota geral atribuída aos serviços públicos pelos moradores foi 3,07.
O número ficou acima da média (2,5). Os itens melhor avaliados foram a habitação (3,38), a estrutura urbana (3,34), água e esgoto (3,24), a limpeza urbana (3,22), transportes (3,15), a educação (3,13) e a cultura e lazer (3,08), mostrando que os esforços com a manutenção da cidade e com a qualidade de vida dos moradores, foi valorizada pelos criciumenses.
Por outro lado, abaixo da média da cidade (3,07), figuram os investimentos em preservação ambiental (2,84) e saúde (2,73). Em último lugar, como apontado antes, a segurança é o serviço que recebeu menos crédito da população (2,65).
Na avaliação da Fecomércio SC, a Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos – Criciúma é uma importante referência para gestão pública local nos próximos anos, já que trata de levantamento inédito sobre a forma como os moradores percebem diferentes serviços indispensáveis à sociedade. Além disso, a entidade considera relevante apresentador o resultado do estudo para subsidiar o debate junto aos candidatos a prefeito das cidades pesquisadas.
Perfil dos entrevistados
No recorte por faixa etária, a pesquisa ouviu uma população variada. Do total de entrevistados, 49,6% têm entre 16 e 25 anos. Na sequência, 20,9% (26 a 35 anos); 11,3% (36 a 45 anos); 14,9% (46 a 59 anos) e 3,3% (60 anos ou mais).
Nota-se que estão em maioria os solteiros (56,7%) e os casados (34,9%), sendo que 53,6% dos entrevistados são da classe média (ou classe C). Por fim, a cidade apresentou um elevado grau de escolaridade: apenas 28,7% com déficit de escolaridade (não concluíram o Ensino Médio), sendo que 15,6% têm Ensino Médio completo. Já 46,4% disseram cursar o Ensino Superior e 6,4% concluíram uma graduação enquanto 2,9% são pós-graduados.
Na divisão por classe social, os entrevistados a maioria (53,6) pertence à classe C, com rendimentos entre R$1.127,00 a R$ 4.854,00. Em segundo lugar (31,3%), aparecem os moradores que ganham entre R$ 706,00 R$ 1.126,00 (D), seguidos por aqueles que recebem entre 0 a R$ 705,00 (E). Nas camadas com renda maior, o percentual daqueles que ocupam a classe B (R$ 4.854,00 a R$ 6.329,00) ficou em 3,3%, número próximo da população que está na classe A (R$ 6.330,00 ou mais), 2,9%.
A investigação foi complementada pela apuração da quantidade de filhos das famílias dos entrevistados. Neste quesito, observou-se um grande número de famílias sem filhos, 56,7%, o que está de acordo com a maioria jovem e adulta descrita anteriormente. Na faixa etária de 18 a 25 anos, 91,48% não têm filhos e, na próxima, de 26 a 35 anos, 46,81%.
Avaliações por idade, gênero, estado civil e classe econômica
Além da média geral dos serviços, a pesquisa da Fecomércio SC também realizou cruzamentos entre as características socioeconômicas da população e a avaliação das mesmas. A avaliação dos serviços públicos de Criciúma está bem equilibrada entre os homens e as mulheres. A nota geral dos homens é 3,15 já a nota dada pelas mulheres é de 3,01.
Na percepção tanto dos homens quanto das mulheres, a segurança é o item mais crítico, seguido pela preservação ambiental. Os itens com melhor avaliação são habitação e estrutura urbana para ambos os gêneros. Na análise por faixa etária, os moradores entre 26 e 35 anos são os mais descontentes com os serviços públicos no geral (2,87), seguido de perto pelos moradores entre 36 e 45 anos, que avaliam com nota 2,93.
Nota-se que segurança obteve as menores notas para a grande faixa entre 16 a 60 anos. Os mais críticos, entre 26 e 35 anos, atribuíram 2,33 a este serviço. Para os moradores acima dos 60 anos, no entanto, a saúde é o item mais crítico (2,45). Sob a ótica do estado civil, houve grande diferença na avaliação dos moradores de Criciúma. Para os solteiros e casados a segurança também é o item mais critico. Já para os separados e viúvos, a saúde é que leva as piores notas.
A avaliação cruzando com o perfil de renda familiar é bastante relevante, já que as classes de renda mais baixa são aquelas que mais acessam os serviços públicos. Destaca-se o fato dos moradores das classes A e B tem as melhores avaliações dos serviços públicos (3,47 e 3,23) e as classes C e D notas muito semelhantes (3,09 e 3,08).
No geral a classe E é a que apresenta o olhar mais crítico em relação aos serviços públicos da cidade, sua nota geral, 2,71 e é o único grupo deste recorte com avaliação inferior a nota geral dos serviços, 3,07. Não existe relação entre a quantidade de filhos nas famílias e as notas dos serviços públicos, mas pode-se perceber que segurança e a saúde estão entre as piores avaliações.
Eleições 2012
Os entrevistados também foram questionados com relação à situação do voto e 72,9% dos entrevistados votarão em Criciúma nas próximas eleições municipais. Detalhando as notas de acordo com a situação de voto para as próximas eleições municipais, tem-se o seguinte panorama: aqueles que têm intenção de justificar o voto (5,8%) vem a avaliação mais alta (3,23). Os que disseram votar na cidade, a avaliação foi mais baixa (3,05). Aqueles que vão votar em outra cidade atribuíram nota 3,08.
Prioridades
Para finalizar a pesquisa da Fecomércio SC, também foi perguntado aos entrevistados quais eles consideravam ser as duas principais prioridades (por ordem de importância) da administração pública de Criciúma para os próximos anos. Saúde foi a escolha para 66% dos entrevistados, seguido por educação (15,1%) e segurança (10,9%). Ao responder qual seria a segunda prioridade, 46% dos pesquisados disse ser a educação; 18,9% a segurança e 18% a saúde.
Nota-se que três são os temas considerados fundamentais pela população de Criciúma: saúde, educação e segurança. Os outros, mesmo sendo importantíssimos, aparecem em menor frequência de citações como primeiras e segundas prioridades.
Considerações
A baixa avaliação dos criciumenses em relação aos serviços públicos da sua cidade mostrou diversos pontos a melhorar. Uma administração pública deve sempre mirar a avaliação máxima de seus serviços, dessa forma, entre a nota média de 3,07 e a avaliação máxima há muito que se fazer. Saúde, educação e segurança devem ser priorizadas, porém, sem nunca deixar o restante dos serviços desassistidos, já que todos podem e devem ser melhorados.
Na percepção dos moradores de Criciúma o item mais crítico, que recebeu a pior avaliação, foi a segurança, 2,65 e apesar disso não é o indicado como prioridade número 1 para melhoria, que á a saúde, com a maioria das citações.
Retrospectiva
Até o momento a Pesquisa Fecomércio de Percepção dos Serviços Públicos divulgou seus resultados em outras cinco cidades. As notas gerais atribuídas foram: Blumenau 3,34. Jaraguá do Sul 3,42. Florianópolis 2,3. Joinville 3,26. Chapecó 3,45. Os relatórios completos estão disponíveis no site www.fecomercio-sc.com.br.
Foto: Criciúma. Imagem da Internet.