ECONOMIA

Selic atinge mínima histórica com corte do Banco Central

Atualizado em 01 agosto, 2019

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual após 16 meses. A Selic passou de 6,5% para 6,0%, registrando a nova mínima histórica desde a adoção do regime de metas de inflação, em 1999.

A taxa de juros baliza todos os juros da economia e por estar em queda reduz o custo do crédito ao consumidor e das empresas. Desse modo, mais crédito por entrar no mercado.

“A redução parte do entendimento de que a inflação está estável e sem risco de ultrapassar a meta. Em junho, o IPCA fechou em 3,37% no acumulado de 12 meses, enquanto a meta é de 4,25%. Além disso, o avanço da Reforma da Previdência traz a  possibilidade de maior segurança fiscal para o Brasil no longo prazo. Por fim, os Estados Unidos retomaram o processo de redução de juros em sua economia, o que abre margem para a redução aqui no Brasil também”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Ainda que os juros tenham atingido a mínima histórica, a taxa básica encontra-se em um nível muito elevado, conforme destaca Córdova. As sucessivas postergações e concessões na Reforma da Previdência prejudicam o processo de queda nas taxas de juros. “Temos um dos maiores juros do mundo, o que afeta, inclusive, o próprio sucesso do atual ajuste econômico. A taxa Selic elevada impacta negativamente no estoque da dívida pública, pois é a taxa remuneradora dos títulos de curto prazo do governo. É necessário reduzi-la ainda mais. Para tanto, a reforma da previdência é essencial. Sem a reforma, existe o risco da insolvência fiscal e com isso os juros brasileiros continuarão sendo os maiores do mundo”, pontua.

Caso a Reforma não seja aprovada ainda neste segundo semestre, o ciclo de queda da taxa básica de juros não terá continuidade. O atual nível de juros prejudica o setor produtivo, ao onerar tanto o consumidor, quanto os empresários em suas decisões de investimento e consumo.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.