Serviços crescem 3,7% até novembro em Santa Catarina, acima da média nacional

Atualizado em 14 janeiro, 2026

O crescimento do setor de serviços em Santa Catarina superou a média nacional no acumulado entre janeiro e novembro de 2025. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o segmento registrou alta de 3,7% no estado, frente a 2,7% no país.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado reflete a resiliência da economia catarinense. Ele destaca que os setores de comércio e serviços representam mais de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, impulsionando a geração de emprego e renda.

“O ano de 2025 foi bastante positivo, apesar das dificuldades impostas pelo patamar elevado dos juros. A inflação, que agora está em queda e retornando a níveis mais aceitáveis, também foi um fator negativo. Mesmo assim, conseguimos registrar um crescimento real de quase 4% no setor de serviços. No comércio, o desempenho deve ter sido ainda melhor. Receberemos os resultados nos próximos dias”, afirma Dagnoni.

No turismo, o crescimento em Santa Catarina foi de 2,5% até novembro, abaixo da média nacional de 5%. Entre os destaques do setor de serviços no estado estão os chamados serviços profissionais — que englobam atividades como contabilidade, advocacia e arquitetura — e os serviços administrativos, como recepção e arquivamento, que apresentaram alta acumulada de 7% até novembro, a segunda maior do país. Já os serviços prestados às famílias avançaram 4,3%, desempenho superior à média estadual.

Leia também

14 janeiro, 2026

Serviços crescem 3,7% até novembro em Santa Catarina, acima da média nacional

13 janeiro, 2026

Consumidores estão mais otimistas para 2026 do que empresários em SC, aponta pesquisa da Fecomércio

12 janeiro, 2026

Fecomércio SC celebra aprovação de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026