SESC/SENAC

Sesc e Senac realizam campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual para Mulheres e Meninas”

Atualizado em 27 outubro, 2021

Até o dia 10 de dezembro, o Sesc e o Senac arrecadam doações de absorventes e itens de higiene pessoal  com a  campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual para Mulheres e Meninas”. Os materiais serão destinados para pessoas atendidas pelo projeto Sesc Comunidade, instituições cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC, projeto social “Menstruando sem Tabus” e demais entidades locais identificadas pelas equipes do Sesc.

> As doações podem ser entregues nas Unidades do Sesc e Senac em Santa Catarina e em alguns parceiros do projeto (confira os pontos de coleta).

Você sabe o que é dignidade menstrual?

Ela é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.

Pobreza Menstrual:

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) define pobreza menstrual como a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

De acordo com o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo Unicef, 35% das adolescentes e jovens já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, ou condições de cuidar da higiene menstrual. Faltam absorventes e informação: segundo este mesmo relatório, mais de 60% das meninas, em todo o mundo, não são suficientemente informadas sobre a menstruação, o que pode tornar traumatizante os primeiros ciclos.

Projeto “Menstruando sem Tabus”:

O Menstruando sem Tabus é um projeto social de educação menstrual e de muito afeto. Atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso aos itens básicos para saúde e dignidade menstrual. Tem o objetivo de garantir um período menstrual menos traumático para essas pessoas, promovendo a educação menstrual e a dignidade humana.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa