SESC/SENAC

Sesc e Senac realizam campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual para Mulheres e Meninas”

Atualizado em 27 outubro, 2021

Até o dia 10 de dezembro, o Sesc e o Senac arrecadam doações de absorventes e itens de higiene pessoal  com a  campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual para Mulheres e Meninas”. Os materiais serão destinados para pessoas atendidas pelo projeto Sesc Comunidade, instituições cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC, projeto social “Menstruando sem Tabus” e demais entidades locais identificadas pelas equipes do Sesc.

> As doações podem ser entregues nas Unidades do Sesc e Senac em Santa Catarina e em alguns parceiros do projeto (confira os pontos de coleta).

Você sabe o que é dignidade menstrual?

Ela é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.

Pobreza Menstrual:

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) define pobreza menstrual como a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

De acordo com o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo Unicef, 35% das adolescentes e jovens já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, ou condições de cuidar da higiene menstrual. Faltam absorventes e informação: segundo este mesmo relatório, mais de 60% das meninas, em todo o mundo, não são suficientemente informadas sobre a menstruação, o que pode tornar traumatizante os primeiros ciclos.

Projeto “Menstruando sem Tabus”:

O Menstruando sem Tabus é um projeto social de educação menstrual e de muito afeto. Atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso aos itens básicos para saúde e dignidade menstrual. Tem o objetivo de garantir um período menstrual menos traumático para essas pessoas, promovendo a educação menstrual e a dignidade humana.

Leia também

ECONOMIA 14 janeiro, 2022

Inflação provoca descompasso entre volume e receita do comércio catarinense em novembro

ECONOMIA 13 janeiro, 2022

Volume de serviços em novembro tem alta histórica para o mês

MERCADO 13 janeiro, 2022

Reajuste do piso mínimo regional em 2022 será de 10,5% em SC

ECONOMIA 12 janeiro, 2022

IPCA fecha 2021 em 10,06%, maior taxa desde 2015