MERCADO

Setor de serviços acelera recuperação em SC e minimiza perdas no acumulado do ano

Atualizado em 12 novembro, 2020

A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE, mostra a recuperação do setor de serviços no Brasil e em Santa Catarina.  O volume de serviços em todo país cresceu 1,8% em setembro na comparação mensal com ajuste sazonal, uma leve desaceleração em relação a agosto, quando cresceu 2,9%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, sete estados voltaram a registrar variação positiva, entre eles Santa Catarina (3,7%), que apresentou o quarto melhor desempenho do país. Na comparação mensal, o estado acelerou o crescimento de 3,4% em agosto para 4,9% em setembro.

A melhora das condições do setor ocorreu em todos os grupamentos de atividade no Estado, reduzindo as perdas na comparação com o mesmo mês do ano passado nos serviços prestados às famílias (-22,9%) e serviços de informação e comunicação (-0,7%), assim como retornando a patamares positivos nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%) e Outros Serviços (8,5%) e ampliando os ganhos do grupamento de serviços profissionais, administrativos e complementares (25,8%).

Na comparação do acumulado de janeiro a setembro de 2020 com o mesmo período de 2019 é possível perceber que as perdas foram cobertas no volume de Outros serviços (0,3%) e avançaram ainda mais no caso dos serviços profissionais (3,7%), além de acumularem perdas significativamente menores em relação à média nacional no caso dos serviços prestados às famílias e transportes. Apenas o grupo de serviços de informação e comunicação apresenta maiores dificuldades no estado do que no país, o que também está relacionado a sensibilidades devido maior ao peso relativo do grupo no setor de serviços de Santa Catarina.

As atividades turísticas em Santa Catarina começaram a recuperar o ritmo. A alta passou de 16,3% em agosto para 17,9% em setembro, o quinto maior entre os estados pesquisados. O resultado volta a situar Santa Catarina como o estado com as menores perdas acumuladas (-31,9%)- a média nacional  foi de -38,8%. Em setembro, segundo dados do CAGED, a divisão de Alojamento e Alimentação, bastante ligada às atividades turísticas, voltou a apresentar saldo positivo (436 vagas) no emprego formal pela primeira vez desde o início da pandemia no estado.

Os dados do CAGED  também ajudam a qualificar os grupos e divisões que apresentaram maior saldo positivo no emprego formal, o que também indica maior oferta de serviços. O setor foi o segundo a crescer mais em termos relativos e absolutos no estado, atrás apenas da indústria. Houve uma mudança na distribuição setorial das novas vagas em relação aos meses anteriores, indicando maior diversificação.

O saldo positivo de 7.597 vagas, observado em todas as divisões, concentrou-se na divisão de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com criação de 6.281. As principais classes de atividades responsáveis pelo resultado foram Atividades de Limpeza (1.924), Locação de Mão-de-Obra temporária (1.326), Atividades de Teleatendimento (489) e Transporte Terrestre (375).

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior