ECONOMIA

Setor de serviços desacelera em novembro, mas SC ainda se destaca na média nacional

Atualizado em 14 janeiro, 2021

Enquanto o país registrou aceleração no crescimento mensal do volume de serviços, passando de 1,7% em outubro para 2,6% em novembro, o movimento em Santa Catarina foi de desaceleração, de 1,8% para 0,7%, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Ainda assim, devido ao desempenho dos meses anteriores, o volume de serviços comparado com o mesmo mês do ano passado situou Santa Catarina em segundo lugar entre os estados, crescendo 4,6% em relação a novembro de 2019. No acumulado de 2020, a queda foi minimizada pra 4,7%, enquanto ainda se encontra em 8,3% no país.

Na avaliação dos grupos de atividades que compõem o setor, permanece a dinâmica de recuperação liderada pelos Serviços profissionais, administrativos e complementares, com acréscimo de 9,2% no acumulado de 2020 até novembro- o grupo se encontra 33,6% acima de novembro de 2019. Apenas o grupo de Outros serviços também se encontra em patamar positivo no acumulado do ano (0,6%), enquanto os serviços de informação e comunicação avançaram na recuperação e retomaram patamar positivo na comparação com o mesmo mês do ano anterior (1,4%), ainda que ainda acumulem perdas de -6,9% no ano.

Os serviços prestados às famílias continua a ser o grupo mais afetado e observou perdas maiores em novembro do que outubro. Por fim, o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acelerou sua recuperação e reduziu a queda no volume para -2,8% no acumulado de 2020, ainda assim este grupo enfrenta problemas mais graves de receita nominal, visto que é o único grupo onde a receita tem uma queda maior (-4,3%) do que o volume de serviços.

O volume de atividades turísticas retrocedeu 7,1% na comparação mensal em Santa Catarina, a maior queda entre as 12 unidades federativas pesquisadas. Ainda assim, devido ao desempenho nos meses anteriores, encontra-se acima da média na comparação com o mesmo mês do ano passado e é o estado com as menores perdas acumuladas em 2020 (-30,4%),  sendo que a média nacional foi de 37,4%.

Saldo positivo

Os Serviços foram o setor que mais gerou empregos formais no estado em novembro, quase 12 mil vagas, e seu saldo se encontra positivo em 21.397 vagas entre janeiro e novembro. O perfil das vagas mudou devido aos movimentos de desligamento e admissões que foram intensos no ano dadas as restrições e dificuldades vivenciadas, sendo um dos setores mais afetados e com recuperação mais lenta. O pico sazonal do volume de serviços é esperado para Dezembro, de maneira que a depender do desempenho do setor, as perdas possam ser ainda mais minimizadas.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior