MERCADO

Setor produtivo e governo de SC ampliam diálogo

Atualizado em 29 junho, 2020

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) realizou reunião, nesta segunda-feira (29), com o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e o adjunto da pasta, Ricardo Stodieck, para aprofundar a colaboração e o dialógico entre governo e setor produtivo.

No encontro virtual, os empresários se colocaram à disposição para apoiar o planejamento de estratégias para desenvolvimento do Estado e também defenderam maior participação privada por meio de concessões de serviços, como os de saneamento, portos e demais projetos de infraestrutura, para que o Estado possa focar nas áreas de saúde, educação e segurança.

Entre as pautas apresentadas pelos presidentes para a retomada econômica pós-pandemia, estão: protocolos para reativar as regiões turísticas com segurança; debate com IMA para agilizar licenciamento ambiental; fundo garantidor e juro zero para ampliar crédito às micro e pequenas empresas; e investimento estratégico na infraestrutura das estradas para melhorar o acesso turístico, a logística e o escoamento da produção.

“Enfatizo que na área de turismo tem demandas simples de serem resolvidas, mas que podem ser implementadas com rapidez e baixo custo. Temos questões de infraestrutura que precisam ser resolvidas, assim como o Centro de Convenções de Balneário Camboriú e outros que estão sendo mal aproveitados”, exemplificou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. A entidade havia apresentado recentemente as prioridades do setor ao então secretário da SDE.

“Queremos estar sempre próximos. Essa conexão é importante. O futuro de Santa Catarina depende do esforço coletivo de todos nós. O momento é de união para sair da crise”, afirmou o secretário Juliano Chiodelli. “O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento é fazer políticas perenes de Estado e integrar a cadeia produtiva catarinense”, disse Rogério Siqueira, lembrando que a aprovação do marco legal do saneamento pode abrir oportunidades para Santa Catarina.

O COFEM é composto pelas Federações do Comércio (FECOMÉRCIO), das Indústrias (FIESC), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

COFEM debate agenda de assuntos estratégicos para setor produtivo em SC