Setor produtivo, secretaria de educação e municípios passam a atuar em rede para oferta de EJA

Atualizado em 22 maio, 2018

Plataforma que será lançada em seminário no dia 27 mapeia escolas de educação de jovens e adultos

As federações do comério (Fecomércio), indústria (FIESC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc), em parceria com a Undime-SC e com a Secretaria Estadual de Educação, somam esforços para elevar a escolaridade do trabalhador no Estado. Santa Catarina conta com mais de 2,2 milhões de trabalhadores formais, no qual 724,8 mil (33%) ainda não concluíram a educação básica, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2015.

Para começar a reverter este cenário, as entidades lançam a campanha estadual “O estudo é o seu melhor amigo pra vida” com objetivo de sensibilizar os catarinenses sobre a importância de retomar a trajetória estudantil. Uma plataforma de geolocalização, que mapeia as escolas de educação de jovens e adultos mais próximas, pode auxiliar neste processo. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas. A ferramenta estará disponível no site do movimento Santa Catarina pela Educação.

A campanha será apresentada no dia 27 de julho durante o seminário “Educação de Jovens e Adultos: construindo um ecossistema para uma atuação em rede”, em Blumenau, que contará com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA.

“Estamos mobilizando todo um ecossistema, entre escolas públicas, privadas e Sistema S, para elevação da escolaridade básica do trabalhador. A Reforma do Ensino Médio também poderá ajudar a reter o estudante na escola para, no futuro, termos trabalhadores mais capacitados. O EJA do SESC, por exemplo, conta com uma metodologia inovadora e formou este mês a 18ª turma”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Saiba mais sobre o EJA do Sesc

A volta aos bancos escolares é um desafio no estado. Santa Catarina registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o Censo Escolar do Ministério da Educação, mais de 64 mil pessoas frequentavam os cursos de EJA em Santa Catarina no ano passado. 

Leia também

30 abril, 2025

Comércio e serviços somam 61,8% dos empregos gerados em março no estado

30 abril, 2025

Gasto com presentes do Dia das Mães deve ser o maior da história em SC, aponta Fecomércio

29 abril, 2025

Com shows nacionais na programação, Semana S tem inscrições abertas em Chapecó

25 abril, 2025

Intenção de consumo das famílias catarinenses cresce em abril, aponta Fecomércio