ECONOMIA

Setor produtivo tem primeira agenda de 2020 com governador em SC

Atualizado em 10 março, 2020

As entidades do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) tiveram a primeira agenda do ano com o governador Carlos Moisés da Silva, nesta quarta-feira (19), na Casa da Agronômica, em Florianópolis.

Entre os assuntos debatidos na reunião estão políticas para o turismo, incentivos ao setor agrícola e ao transporte de cargas,  licenciamento ambiental e ações ligadas à inovação. Além de discutir as pautas e demandas ligadas ao desenvolvimento do estado, os representantes do setor produtivo manifestaram apoio à reforma da previdência estadual.

O aporte de recursos públicos para o turismo catarinense e a necessidade de maior promoção do setor- tanto no mercado interno, como nos países vizinhos- também entraram na pauta.

“Por sua força na composição da economia catarinense e relevância na geração de emprego e renda, o turismo não deve ser compreendido numa perspectiva de custo, mas de investimentos. Com a retomada do orçamento turístico será possível colocar em prática medidas importantes para dinamizar o setor, como a aplicação de ferramentas de gestão para medição da qualidade do serviço turístico, desenvolvimento de pesquisas de cadeia de valor e incentivo a formação de incubadoras nos Centros de Inovação para o desenvolvimento de soluções para o setor turístico”, pontuou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O líder empresarial também solicitou que o governador interceda junto aos órgãos federais competentes para reforçar o efetivo de fiscalização na nova aduana para turistas em Paraíso, na fronteira com a Argentina.

O COFEM é integrado pelas federações das indústrias (FIESC), do comércio (Fecomércio), da agricultura (FAESC), dos transportes (Fetrancesc), das associações empresariais (FACISC), das câmaras de dirigentes lojistas (FCDL) e das micro e pequenas empresas (Fampesc).

300 milhões do BRDE

Durante a reunião, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançou o programa Promove Sul, que irá destinar R$ 300 milhões para projetos e setores relevantes para a geração de emprego no Estado.  O foco dos investimentos é conceder crédito para micro, pequenas e médias empresas, comércio, projetos de inovação, agronegócio, energia renovável e sustentável, indústria, entre outros.

Leia também

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%

06 novembro, 2025

Intenção de compra para a Black Friday cresce 12% e chega a R$ 1.659 em SC