MERCADO

Fecomércio SC promove debate sobre decisão do STF que exclui ICMS da base do PIS e Cofins

Atualizado em 20 maio, 2021

O Plenário do Supremo Tribunal Federal finalizou, no final da tarde desta quinta-feira (13), o julgamento dos embargos de declaração opostos pela Fazenda Nacional no RE 574.706, onde restou fixada a tese de que “o ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS e da COFINS”.

Por maioria, os ministros entenderam que os efeitos serão produzidos a partir de 15 de março de 2017, data de julgamento do Tema 69 da repercussão geral. Esse entendimento visa dar segurança jurídica ao processo. Para as ações judiciais e procedimentos administrativos transitados em julgado ou protocolados até a referida data, contudo, restou consignado que a modulação não se aplica.

A decisão também pontuou que o valor de ICMS a ser excluído é o destacado nas notas fiscais de saída, o que confere aos contribuintes o direito de reaver todo o valor do imposto incidente na operação.

Diálogos Fecomércio SC

Nesta quarta-feira (19) a Fecomércio SC, em parceria com o CRC/SC e o IBET, trará especialistas para debater a repercussão dessa decisão.

Participantes:

Dr. Bruce Bastos Martins – Professor e Conferencista do IBET

Contador Sr. Luiz Willibaldo Jung – Comitê de Educação Profissional Continuada – CRC/SC

Mediação:

Dr Lucas Rossetto – Consultor Tributário da Fecomércio SC

Quando:

19/05/2021 – 17:00

> No canal do Youtube da Fecomércio SC

Leia também

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso