Supermercados puxaram desempenho positivo do comércio de SC em 2020

Última atualização: 13 de abril de 2021
Categorias: ECONOMIA, Notícias

Artigo publicado na Revista NECAT, elaborada pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da UFSC, investiga os efeitos da pandemia na dinâmica do comércio brasileiro e catarinense em 2020.

O texto assinado por Lilian de Pellegrini Elias, economista com doutorado em desenvolvimento econômico pela  Unicamp e pesquisadora   do Necat/UFSC, aponta que o desempenho da atividade de “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”( 15,4% ) em Santa Catarina puxou os resultados positivos do comércio ( 5,6%) no acumulado do ano– posicionando o estado com o 5º melhor volume de vendas do país. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada mensalmente pelo IBGE.

Confira o artigo na íntegra

A mudança no comportamento de consumo do catarinense refletiu diretamente nos números. Houve um redirecionamento de parte da demanda de outros setores para as atividades de varejo, na medida em que a população substituiu o consumo de alimentação e bebidas fora de casa pelas compras em hipermercados e supermercados. Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o setor fechou o ano com um investimento estimado de R$ 1 bilhão – “uma das maiores expansões da história do setor”.

Inteligência de mercado

A Fecomércio SC acompanha sistematicamente os principais indicadores ligados ao setor e colaborou com dados neste artigo. A entidade publicada anualmente cerca de 60 pesquisas, sondagens e índices. Além de apurar mensalmente três indicadores que tiram a temperatura do mercado- confiançaintenção de consumo e endividamento– a entidade mapeia o comportamento de consumo com três pesquisas (intenção de consumo, resultado de vendas e avaliação do consumidor) das datas comemorativas e faz leituras conjunturais. A Federação traça ainda um raio-x do turismo no Estado, com pesquisas sobre o Verão, Inverno, Festa do Pinhão, Inverno, Festival de Dança e Oktoberfest.

Leia mais

Categorias: ECONOMIA, Notícias
Última atualização: 13 de abril de 2021