INSTITUCIONAL

KCWS debate sobre tecnologia, sustentabilidade e inovação para transformar cidades

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Veículos elétricos, programas de hortas orgânicas e coletivas, monitoramento das áreas de risco com câmeras de reconhecimento facial, aplicativos com conexão direta com a prefeitura para o cidadão informar problemas e receber retorno, Wi-Fi público e de qualidade para a população, imobiliária virtual que dispensa a intermediação do corretor, utilização de aplicativos como o Waze para planejar a mobilidade urbana e até um parque industrial e tecnológico inteiro aberto a testes de todas as tecnologias para smart cities. Estas são algumas das soluções inteligentes que estão sendo estudadas e implantadas para tornar as cidades melhores, mais humanas e sustentáveis para viver, trabalhar e se divertir.

O assunto será tema do 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), evento promovido pelo Sistema Fecomércio SC Sesc|Senac em parceria com o Sebrae que vai reunir, pela primeira vez no Brasil, a cúpula mundial das cidades do conhecimento. Mais de 30 especialistas de renome nacional e internacional estarão em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Sesc Cacupé, travando intensas discussões sobre como utilizar melhor a inovação e as tecnologias disponíveis, como dados abertos, plataformas digitais, inteligência artificial e Big Data, para transformar o local onde moramos em modelos de desenvolvimento baseados no conhecimento.

“O conceito de cidades do conhecimento trabalha com a tecnologia e a inovação como meio para promover a qualidade de vida das pessoas. Quando falamos de sustentabilidade utilizamos o conceito da ONU e os três pilares: desenvolvimento social, econômico e proteção ambiental”, comenta a presidente Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com debates sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

Confira a programação completa

Soluções inteligentes para melhorar a vida nas cidades

App desenvolvido pela Udesc que conecta cidadão à ouvidoria da Prefeitura

Horta comunitária orgânica, do Programa Municipal de Agricultura Urbana

Programa Waze For Cities Data em Joinville para melhorar a mobilidade

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior