MERCADO

Ticket médio cresce, mas caixa fica no negativo no Dia dos Namorados em SC

Atualizado em 19 junho, 2018

O resultado de vendas do Dia dos Namorados foi tímido em Santa Catarina. Apesar da alta de 22,8% no ticket médio das compras- de R$ 149,80 em 2017 para R$ 183,96-  o faturamento foi aquém do esperado, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC. O destaque ficou por conta dos estabelecimentos em Joinville, com o maior ticket (R$ 215,79) entre as sete cidades pesquisadas.

Leia mais: Confira a diferença entre ticket médio e gasto médio

No cenário estadual, as lojas registraram queda de 6,5% no faturamento na comparação com o ano passado, mas alta de 7,8% em relação aos outros meses. Lages (-11,4%) e Florianópolis (-11,8%) amargaram as maiores perdas anuais. Já Itajaí (15,9%) e Blumenau (14,3%) apresentam resultados positivos na comparação com os períodos de movimentação normal.

“O Estado já vem apresentando resultados positivos há 18 meses consecutivos, mas o varejo ainda não atingiu o volume de vendas ideal para reverter os prejuízos acumulados no caixa nos últimos anos. A expectativa é estabilizar os indicadores de venda  no segundo semestre”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados sinalizam que os estabelecimentos estava preparados para a data: cerca de 15% dos estabelecimentos reforçou o quadro de funcionários para atender o aumento no fluxo de clientes. Em Criciúma, 20% contratou temporários.

Percepção dos empresários

Quase a metade dos empresários do comércio (49%) considerou baixa a frequência de pesquisa de preço, contra 30% que avaliou como razoável. Em Chapecó, 70% dos entrevistados afirmou que a estratégia foi pouco utilizada antes da compra.

A principal forma de pagamento foi à vista (60,2%), entre cartão de crédito (28,7%), cartão de débito (18,8%) e dinheiro (12,7%). A compra a prazo no cartão de crédito também se destacou, com 36,7% das vendas no Estado- o índice foi ainda mais expressivo em Lages (46,2%).

A Pesquisa de Resultado de Vendas- Dia dos Namorados 2018 foi realizada com 442 empresas do comércio nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e  Lages, entre os dias 13 e 14 de junho.

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília