MERCADO

Ticket médio cresce, mas caixa fica no negativo no Dia dos Namorados em SC

Atualizado em 19 junho, 2018

O resultado de vendas do Dia dos Namorados foi tímido em Santa Catarina. Apesar da alta de 22,8% no ticket médio das compras- de R$ 149,80 em 2017 para R$ 183,96-  o faturamento foi aquém do esperado, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC. O destaque ficou por conta dos estabelecimentos em Joinville, com o maior ticket (R$ 215,79) entre as sete cidades pesquisadas.

Leia mais: Confira a diferença entre ticket médio e gasto médio

No cenário estadual, as lojas registraram queda de 6,5% no faturamento na comparação com o ano passado, mas alta de 7,8% em relação aos outros meses. Lages (-11,4%) e Florianópolis (-11,8%) amargaram as maiores perdas anuais. Já Itajaí (15,9%) e Blumenau (14,3%) apresentam resultados positivos na comparação com os períodos de movimentação normal.

“O Estado já vem apresentando resultados positivos há 18 meses consecutivos, mas o varejo ainda não atingiu o volume de vendas ideal para reverter os prejuízos acumulados no caixa nos últimos anos. A expectativa é estabilizar os indicadores de venda  no segundo semestre”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados sinalizam que os estabelecimentos estava preparados para a data: cerca de 15% dos estabelecimentos reforçou o quadro de funcionários para atender o aumento no fluxo de clientes. Em Criciúma, 20% contratou temporários.

Percepção dos empresários

Quase a metade dos empresários do comércio (49%) considerou baixa a frequência de pesquisa de preço, contra 30% que avaliou como razoável. Em Chapecó, 70% dos entrevistados afirmou que a estratégia foi pouco utilizada antes da compra.

A principal forma de pagamento foi à vista (60,2%), entre cartão de crédito (28,7%), cartão de débito (18,8%) e dinheiro (12,7%). A compra a prazo no cartão de crédito também se destacou, com 36,7% das vendas no Estado- o índice foi ainda mais expressivo em Lages (46,2%).

A Pesquisa de Resultado de Vendas- Dia dos Namorados 2018 foi realizada com 442 empresas do comércio nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e  Lages, entre os dias 13 e 14 de junho.

Leia também

07 outubro, 2024

O recado das urnas em Santa Catarina

27 setembro, 2024

Sebrae e Fecomércio promovem palestra online e gratuita sobre Black Friday

MERCADO 17 setembro, 2024

Alta nas vendas de veículos e motocicletas impulsionou o crescimento de 12,1% no varejo ampliado catarinense

INSTITUCIONAL 13 setembro, 2024

StartSe Realiza Primeira Imersão sobre Inteligência Artificial Fora de São Paulo em parceria com a Fecomércio SC