ECONOMIA

Trade articula criação da 14ª região turística no Meio Oeste de SC

Atualizado em 14 junho, 2021

A criação de uma nova Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) poderá potencializar o turismo regional das 14 cidades que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC).

O vice-presidente da Fecomércio SC no Meio Oeste, Leocergio Sarturi, e a diretoria do Convention & Visitors Bureau Águas do Oeste Catarinense reuniram nesta semana diversos atores do setor- entre associações comerciais, empresários, cooperativas de crédito, agências de fomento, secretários de turismo e vereadores- para discutir a proposta, que impulsionará o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na região.

Sítio arqueológico do Contestado em Irani, atividades aquática com utilização do lago da usina de Itá, Museu Angelo Spricigo em Concórdia, águas termais em Piratuba, Kerbfest em Peritiba, Museu Fritz Plaumann em Seara e Festival da Cuca em Arabutã estão entre os atrativos turísticos da região.

“Os municípios da AMAUC já integram outras IGRs, mas temos vocações turísticas específicas na região, que merecem ser exploradas de acordo com as suas particularidades. Com a criação da instância será possível ter acesso às políticas públicas do turismo, como os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”, sinaliza Sarturi.

O desenvolvimento do turismo regional integrado ganhará celeridade com a IGR, segundo o diretor presidente do Convention & Visitors Bureau Águas do Oeste Catarinense, Valdecir Giotto. “Executamos todo um processo de sensibilização, com visitas aos 14 municípios integrantes da Região da AMAUC para dialogar com os prefeitos e secretários responsáveis pelo turismo. Em abril, após seminário com a presença de todos os municípios, foi aprovado por unanimidade a institucionalização da nova IGR”, pontua.

O evento também contou com a presença do prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Wagner Simioni,o vice-presidente de turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o diretor regional do Senac, Rudney Raulino, e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Marco Aurélio Floriani.

Formalização da proposta

O próximo passo é reunir os prefeitos das 14 cidades e formalizar o projeto que será encaminhada a SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. Integram a AMAUC: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara
e Xavantina.

O Estado conta com 13 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Caminhos do Contestado, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale dos Imigrantes e Vale Europeu.

Leia também

ECONOMIA 29 julho, 2021

Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido em SC

SESC/SENAC 29 julho, 2021

Campanha de doação de alimentos é prorrogada até 20 de agosto

ECONOMIA 28 julho, 2021

Governo Federal recria Ministério do Trabalho e da Previdência

ECONOMIA 27 julho, 2021

Senac lança livro com indicadores do varejo alimentício