Um em cada quatro empresários deve contratar temporários em SC

Atualizado em 28 outubro, 2019

Está aberto o período de contratações de temporários para atender as demandas das festas de fim de ano e da temporada de verão 2020. A expectativa é de abertura de cerca de 2,2 mil vagas formais  no comércio e mais 5,5 mil no setor de serviços em Santa Catarina, conforme dados do CAGED do Ministério do Trabalho. A projeção é semelhante aos anos anteriores.

Um em cada quatro empresários pretende ampliar o quadro de funcionários entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2020, realizada pela Fecomércio SC com 400 empresas nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados apontam para um cenário de estabilidade nas contratações, conforme avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “Os indicadores tiveram pouca variação de uma temporada para outra, o que mostra a cautela dos empresários. Sem dúvida, é uma oportunidade para entrar no mercado e garantir um emprego fixo, visto que 46,5% das empresas afirmaram que podem efetivar o trabalhador”, afirma.

Mais da metade das contratações deve ocorrer no mês de dezembro. Por conta do perfil de contrato de trabalho por tempo determinado (68,3%) é nesse mês também que está previsto o maior número dos desligamentos. Ou seja, o reforço no atendimento será para atender o aumento nas vendas de fim de ano.