MERCADO

Um em cada quatro empresários deve contratar temporários em SC

Atualizado em 28 outubro, 2019

Está aberto o período de contratações de temporários para atender as demandas das festas de fim de ano e da temporada de verão 2020. A expectativa é de abertura de cerca de 2,2 mil vagas formais  no comércio e mais 5,5 mil no setor de serviços em Santa Catarina, conforme dados do CAGED do Ministério do Trabalho. A projeção é semelhante aos anos anteriores.

Um em cada quatro empresários pretende ampliar o quadro de funcionários entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2020, realizada pela Fecomércio SC com 400 empresas nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados apontam para um cenário de estabilidade nas contratações, conforme avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “Os indicadores tiveram pouca variação de uma temporada para outra, o que mostra a cautela dos empresários. Sem dúvida, é uma oportunidade para entrar no mercado e garantir um emprego fixo, visto que 46,5% das empresas afirmaram que podem efetivar o trabalhador”, afirma.

Mais da metade das contratações deve ocorrer no mês de dezembro. Por conta do perfil de contrato de trabalho por tempo determinado (68,3%) é nesse mês também que está previsto o maior número dos desligamentos. Ou seja, o reforço no atendimento será para atender o aumento nas vendas de fim de ano.

Leia também

ECONOMIA 20 fevereiro, 2020

Setor produtivo tem primeira agenda de 2020 com governador em SC

MERCADO 17 fevereiro, 2020

Evento debate redução de burocracias para empreendedores em Florianópolis

ECONOMIA 13 fevereiro, 2020

Setor de serviços encerra 2019 com desempenho fraco em Santa Catarina

PESQUISA 12 fevereiro, 2020

Volta às aulas aquece as vendas do comércio catarinense