ECONOMIA
Varejo catarinense começa o ano com pé direito
O comércio catarinense começou o ano com bom desempenho, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. O volume de vendas do setor aumentou 4,9% em janeiro- o resultado contrasta com o dos meses anteriores, que manteve-se estável (0,0%) em novembro e recuou (-0,6%) em dezembro. O mesmo movimento foi observado no cenário nacional, mas em magnitude diferente.
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O varejo catarinense também cresceu na comparação com janeiro de 2022 (7,0%) e no acumulado dos últimos 12 meses (1,6%). No Brasil, as altas foram de 2,6% e de 1,3%, respectivamente, indicando que, em média, o consumidor catarinense esteve mais ávido do que o nacional.
O resultado também foi positivo (5,2%) para o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, na passagem do mês. Cresceu 2,8% no acumulado de 12 meses e 8,4% em relação a janeiro de 2022. Já o resultado nacional foi de 0,2%, -0,5% e 0,5%, respectivamente.
Três segmentos pesquisados registraram queda em janeiro, em comparação com janeiro de 2022: Material de construção (-5,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,6%). Por outro lado, os destaques foram no varejo de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (52,1%), Atacarejo (31,7%) e Combustíveis e lubrificantes (27,9%).