MERCADO

Varejo catarinense fecha outubro com alta de 8,3% nas vendas

Atualizado em 11 dezembro, 2019

O comércio catarinense registrou alta nas vendas em outubro. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 8,3% no acumulado em 12 meses.  A alta na receita nominal foi de 11,5% neste mesmo período.

O setor teve variação positiva de 12,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 0,9% em relação a setembro. A receita cresceu 12,5% e 1,0%, respectivamente.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos, autopeças e material de construção, a variação foi de 9,2% no volume de vendas e de 11,9% na receita nominal no acumulado de 12 meses. Entre os segmentos, os melhores resultados na comparação com outubro de 2018 foram: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (32,3%), móveis e eletrodomésticos (17,7%) e veículos, motocicletas, partes e peças (14,0%). Por outro lado, os segmentos que apresentam os piores desempenhos livros, jornais, revistas e papelaria (-17,3%) e tecidos, vestuário e calçados (9,0%).

“O comércio em Santa Catarina vem apresentando índices positivos, fruto da retomada do crédito e estabilidade da renda, porém, ainda se observa um crescimento reduzido. Um resultado mais sólido em longo prazo depende das políticas econômicas adotadas, principalmente aquelas focadas na redução dos juros e na recuperação do mercado interno, como criação de emprego e renda”, explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

O desempenho no comércio brasileiro foi tímido: crescimento de 4,2% no volume de vendas e de 5,2% na receita em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, fechou com alta de 1,8% e 5,0%.